PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

aplicação do modelo de Porter e de McKinsey como diagnóstico estratégico inicial de um supermercado

  • Mara Rúbia da Silva Miranda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alexia Lorhainy de Souza
  • Kátia Teixeira Guimarães de Sousa
  • Mirian Batista de Oliveira Bortoluzzi

Resumen

A sobrevivência das empresas tem sido uma busca constante pelos gestores. A pandemia ocasionada pela COVID 19 impactou a receita de muitas organizações e por isso, muitas empresas que antes não tinham uma visão estratégica mudaram sua percepção. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar estrategicamente o escopo de um supermercado na cidade de Nova Andradina-MS utilizando os modelos de Porter e McKinsey como um diagnóstico estratégico inicial. Para alcançar tal objetivo, os autores se basearam em referenciais teóricos da literatura e aplicaram um estudo de caso na empresa, utilizando como técnicas de levantamento de informação, a entrevista com os gestores e a observação in loco. Como resultados, foram definidos a intenção estratégica da empresa, bem como o diagnóstico estratégico utilizando os modelos mencionados. Estes resultados serão importantes para que a empresa compreenda melhor o seu negócio, realize o diagnóstico identificando as falhas e faça periodicamente um planejamento estratégico utilizando as demais ferramentas e modelos existentes.

 

Publicado
2020-10-31
Cómo citar
MIRANDA, M. R. DA S.; DE SOUZA, A. L.; TEIXEIRA GUIMARÃES DE SOUSA, K.; BATISTA DE OLIVEIRA BORTOLUZZI, M. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 oct. 2020.
Sección
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor