PERFIL SOCIOECONÔMICO E EVASÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DO IFMS CAMPUS NAVIRAÍ

um estudo de caso

  • Leucivaldo Carneiro Morais IFMS campus Naviraí
  • Letícia Furtado Rodrigues Carneiro Furtado Rodrigues Carneiro

Resumo

 Este artigo trás os resultados da pesquisa que analisou o perfil socioeconômico dos estudantes de Ensino Médio Integrado do IFMS campi Naviraí- MS, no ano de 2018, com o propósito de contribuir para o debate relativo ao desenvolvimento de uma educação pública de qualidade e na promoção da equidade. Assim, o objetivo deste estudo, foi levantar o perfil dos alunos de Ensino Médio, para isso foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva que avaliou 200 estudantes, no mês de maio de 2018, com um erro amostral de 5% e um nível de confiança de 95%, a pesquisa foi através de questionário aplicado no Google Forms. Os resultados empíricos mostram que os alunos do ensino médio têm idades que variam de 15 a 17 anos 95,46%; constituem-se, em sua maioria pelo sexo feminino 57,00%, pela etnia parda 45,30%, origem escolar pública 91,90% e baixa renda 62,80%. Quanto aos estudantes cotistas representa 31,40% dos entrevistados afirmaram ter entrado na escola através de cotas, social ou racial, quanto ao seu meio de transporte para 48,80% usa bicicleta para ir à escola. Dados demonstraram indecisão na hora de escolher um curso superior, os cursos mais citados foram: Direito com 19,79%, Medicina 13,95% e Agronomia 8,14%.

Palavras-chave: Perfil socioeconômico; Educação Pública; Evasão

Biografia do Autor

Leucivaldo Carneiro Morais, IFMS campus Naviraí

Professor de Economia Rural do IFMS - Naviraí

Formado em Economia  e Administração

Pós Graduação em MBA Estratégias Gerenciais e Docencia 

Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial

Publicado
2021-10-09
Como Citar
CARNEIRO MORAIS, L.; FURTADO RODRIGUES CARNEIRO , L. F. R. C. PERFIL SOCIOECONÔMICO E EVASÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DO IFMS CAMPUS NAVIRAÍ. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo