ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES

  • Cristiane Rojas
  • Fábio da Silva Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumen

A presente pesquisa se constitui numa abordagem qualitativa, cujo objetivo geral é apresentar a importância da acessibilidade nas escolas de educação regular, como forma de priorizar um melhor processo educacional aos alunos com deficiência. De maneira específica, busca-se compreender o conceito de deficiência e suas diversas tipologias; discutir a NBR 9050 em especial naquilo que diz respeito aos equipamentos urbanos, acessibilidade às edificações, mobiliário, espaços; apresentar os preceitos da Educação Inclusiva. Participaram da pesquisa professores e coordenador de escolas Pública da Educação Especial do município de Campo Grande/MS. Para a construção e análise de dados, conclui-se com o levantamento bibliográfico que discutem a acessibilidade, tais como: Glat (2007), Mantoan (2003) e alguns documentos legais que tratam da política de acessibilidade como as Diretrizes Educacionais e sistematização, tabulação e categorização. Entre os procedimentos de coleta de dados, adotou-se a aplicação de questionário e entrevistas online. Entre os resultados obtidos destacam-se que as escolas ainda não estão totalmente acessíveis para receber as crianças com deficiência física.

Biografía del autor/a

Fábio da Silva Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Doutor em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2021-10-09
Cómo citar
ROJAS, C.; RODRIGUES, F. DA S. ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 oct. 2021.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo