EFEITOS DOS GASTOS PÚBLICOS COM SAÚDE E SANEAMENTO NOS CUSTOS DE INTERNAÇÕES NAS REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO CEARÁ, 2015 A 2020

  • Rozilania Rodrigues Chaves URCA
  • Manoel Alexandre de Lucena Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumen

Diante da relevância do saneamento básico na promoção da saúde pública, este estudo busca verificar os efeitos dos gastos públicos com saúde e saneamento nos custos de internações hospitalares por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI) nas 14 regiões de planejamento do Ceará, no período de 2015 a 2020. Para tal, aplicou-se uma regressão de dados em painel com efeitos fixos, em que se considerou como variável dependente o custo total por internação de DRSAI e como variáveis explicativas as despesas públicas com saúde e com saneamento, assim como a população com abastecimento de água e esgotamento sanitário. Essas variáveis foram colhidas de fontes secundárias provenientes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) e das Finanças do Brasil (FINBRA) do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) do Tesouro Nacional. Os resultados indicam que há uma relação inversamente proporcional entre as despesas públicas com saúde e a população com acesso ao esgotamento sanitário e os custos de internações hospitalares por DRSAI.

Publicado
2022-11-14
Cómo citar
RODRIGUES CHAVES, R.; ALEXANDRE DE LUCENA, M.; PINHEIRO DE SOUSA, E. EFEITOS DOS GASTOS PÚBLICOS COM SAÚDE E SANEAMENTO NOS CUSTOS DE INTERNAÇÕES NAS REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO CEARÁ, 2015 A 2020. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Sección
EIXO 2 - Resumo Expandido - Gestão de Pessoas e Processos