TRABALHO EM EQUIPE

estudo exploratório

  • Edrilene Barbosa Lima Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carlos Cesar dos Anjos Pinotti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA)
  • Karla Emannuelle da Silva Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA)
  • Mikaelly Aparecida Silva Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA)
  • Sabrina Kevily de Mello da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA)

Resumen

Os termos grupo e equipe se diferem, onde, um grupo é definido com duas ou mais pessoas, que se reúnem e buscam atingir determinado objetivo ou meta e o desempenho é apenas a somatória de contribuições individuais em que não há uma cooperação. A responsabilidade é individual e as habilidades de cada membro do grupo são aleatórias e variadas. Já no caso das equipes, estas desenvolvem uma cooperação em que os esforços individuais geram um desempenho maior que a soma das contribuições individuais, pois, o objetivo é o desempenho coletivo, a responsabilidade é individual e mútua simultaneamente e as habilidades são complementares. Assim, essa pesquisa teve como objetivo apresentar as principais diferenças entre grupos e equipes de trabalho, visando explorar os conceitos e identificar sua relevância para a atividade profissional da administração. Para tanto, adotou-se uma pesquisa exploratória descritiva bibliográfica e de campo, com aplicação de questionário junto a acadêmicos de ensino superior no município de Nova Andradina MS. Pode-se concluir que o trabalho em equipe dentro das organizações se trata de uma grande ferramenta de sucesso desde que o gestor se empenhe em gerenciá-las de maneira eficiente.

Biografía del autor/a

Edrilene Barbosa Lima Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta do Curso de Administração UFMS/CPNA

Publicado
2022-11-07
Cómo citar
JUSTI, E. B. L.; DOS ANJOS PINOTTI, C. C.; DA SILVA OLIVEIRA, K. E.; SILVA COSTA, M. A.; DE MELLO DA SILVA, S. K. TRABALHO EM EQUIPE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 7 nov. 2022.