CORRELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE BOVINOS ABATIDOS, VOLUME EXPORTADO DE CARNE BOVINA E O PREÇO DA ARROBA DO BOI GORDO EM MATO GROSSO DO SUL (2011-2021)

  • Caroline Pauletto Spanhol Finocchio UFMS
  • Gabriela Tonial ufms
  • Marcelo Vedovatto

Resumo

O agronegócio é um setor importante para a economia de Mato Grosso do Sul, e tratando-se da criação de bovinos, o estado possui um dos maiores rebanhos do país. Sendo assim, é relevante entender o funcionamento e a organização da cadeia produtiva da carne bovina, assim como os agentes que a compõem. O presente artigo investiga a correlação entre as variáveis “número de bovinos abatidos”, “volume de exportação de carne bovina” e “preço médio anual da arroba do boi gordo” no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2011 a 2021. Verificou-se uma correlação negativa entre o número de bovinos abatidos e o preço da arroba, e não foram detectadas correlações significativas entre o número de bovinos abatidos × volume exportado e volume exportado × preço da arroba. Neste período, enquanto o preço da arroba aumentou, o número de abates diminuiu. 

 

Publicado
2022-11-12
Como Citar
FINOCCHIO, C. P. S.; TONIAL, G.; VEDOVATTO, M. CORRELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE BOVINOS ABATIDOS, VOLUME EXPORTADO DE CARNE BOVINA E O PREÇO DA ARROBA DO BOI GORDO EM MATO GROSSO DO SUL (2011-2021). Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia