VENHAM TODOS QUE A BRINCADEIRA JÁ VAI COMEÇAR

brincadeiras tradicionais do Mato Grosso do Sul

Resumen

O objetivo deste estudo é fazer um levantamento das brincadeiras tradicionais do Mato Grosso do Sul. Para tal adotamos como método de pesquisa a abordagem bibliográfica exploratória. A base teórica da pesquisa foi pautada nos estudos de Smolka (2000), Mello (2007), Vigostki (2008), Giddens (1990) e Zaim de Melo et al (2020). As principais considerações deste trabalho foi que as brincadeiras são representações culturais que são permeadas de interações sociais que é a razão pela qual a brincadeira tradicional permanece até os dias atuais. A linguagem é o mecanismo pela qual o sujeito exerce a transmissão da aprendizagem e dos significados culturais. Os diferentes símbolos utilizados no brincar são expressos e ressignificados pelas crianças que ao longo do tempo vão modificando a brincadeira e dando a ela as características de seu tempo.

Biografía del autor/a

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Cidade de São Paulo

Mestrando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID, bolsista CAPES, (Edital 01/2021). Pós-graduado em Direitos humanos e questão social e Pedagogia: Gestão e Docência  pela PUC-PR. Graduando em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS. Graduado em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas educacionais (REIPPE). Aluno pesquisador dos projetos financiado pela FAPESP "Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social" (2021) e "Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo covid-19" (2022). Membro do Projeto Arte & Resistência da UFMS/Campus Naviraí. Pesquisa sobre vários temas: Culturas; Políticas públicas educacionais; ensino de Filosofia e Ciências Sociais. Integrante do grupo de pesquisa: Implementação de Politicas Públicas Educacionais e Desigualdades-CNPq.

Leonardo, Universidade Cidade de São Paulo

Mestrando em Educação na Universidade Cidade de São Paulo-UNICID, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES (Edital 01/2021). Pós graduado em Pedagogia: gestão docência- PUC-PR. Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Realiza pesquisas na área de Educação com ênfase em Gênero e a presença masculina na educação infantil. É membro do grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Políticas Públicas na linha de pesquisa Educação, Direitos Humanos e Diversidade da UNISA e do grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação básica GEPADIEB.

Publicado
2022-11-12
Cómo citar
DUARTE, R. G.; LEONARDO. VENHAM TODOS QUE A BRINCADEIRA JÁ VAI COMEÇAR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.
Sección
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo