ATITUDES E INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

um estudo exploratório e descritivo

  • Leticia Queiroz Benevenuto UFMS
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gustavo Quiroga Souki Intrepid Lab/Lusófona Ismat - CETRAD Research Center, Portimão, Portugal Research Centre of Tourism, Sustainability, and Wellbeing (CinTurs), University of Algarve, Faro, Portugal
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Rita de Cássia Leal Campos Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Resumen

As pessoas estão cada vez mais atentas com a saúde, com os riscos apresentados pelos alimentos processados, com a obesidade, com a longevidade e com a preservação ambiental. Com isso, a busca por alimentos orgânicos vem crescendo a cada ano. Nesse sentido, compreender o comportamento do consumidor de alimentos orgânicos acerca de suas avaliações pré-compra, intenções de compra e o boca-a-boca eletrônico, se torna relevante para a sua cadeia produtiva. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender e descrever a avaliação pré-compra, a intenção de comprar e o boca-a-boca eletrônico (eWom) dos consumidores de alimentos orgânicos. A pesquisa é de natureza quantitativa e descritiva. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de opinião onde um questionário foi desenvolvido em uma plataforma on-line do Google Forms, sendo ele auto administrado. Dentre os resultados da pesquisa foi possível demonstrar por meio de mapas perceptuais, a existência de três grupos com alta, média e baixa intensidade de concordância quanto a avaliação pré-compra, intensão de compra e o boca-a-boca eletrônico. Sendo assim, esse estudo tem o potencial de oferecer contribuições acadêmicas quanto a compreensão de certas características comportamentais dos consumidores de alimentos orgânicos que participaram desta pesquisa.

Publicado
2024-05-22
Cómo citar
QUEIROZ BENEVENUTO, L.; SILVA DE OLIVEIRA , A.; QUIROGA SOUKI, G.; DE BARROS VILAS BOAS, L. H.; DE CÁSSIA LEAL CAMPOS, R. ATITUDES E INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 may 2024.
Sección
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia