O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA

um estudo na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Furnas dos Dionísios

Resumen

O objetivo deste trabalho é compreender o projeto de Turismo de Base Comunitária (TBC)  no contexto de uma comunidade quilombola. Escolheu-se para este estudo a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Furnas dos Dionísios de Jaraguari (MS) como estudo de caso, por se tratar de uma comunidade quilombola que está implantando o TBC. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e com a coleta de dados envolvendo entrevistas, documentos e observação. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. O projeto do TBC na comunidade está em desenvolvimento, mas alguns potenciais - principalmente relacionados à cultura local e ao meio ambiente. O trabalho já ocorre de forma a considerar as relações de proximidade entre os membros da Associação, algumas inovações e parcerias já se firmaram, porém os aspectos tradicionais se mantêm. Apesar do projeto, do turismo como uma atividade principal, atualmente se trata de um complemento de renda, que vê na agricultura familiar sua principal forma de sustento. Contudo, o projeto se encontra estruturado para trabalhar com a agricultura familiar fornecendo produtos para o turismo, o que fortalece ambas atividades. Outro ponto de destaque são as parcerias com instituições externas à Comunidade.

Biografía del autor/a

João Pedro Ferraz Zanetoni, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Atualmente é aluno do Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), integrante de projetos e grupos de pesquisa que desenvolvem trabalhos sobre comunidades rurais, economia solidária e turismo de base comunitária (TBC). É Mestre em Administração pelo PPGAD/UFMS, especialista em Estatística Aplicada pela UNOPAR e bacharel em Administração pelo Campus de Paranaíba (CPAR) da UFMS, onde participou de pesquisas na área de negócios com impacto social e turismo de base comunitária, também trabalhou com projetos de cultura, além de ter feito parte do Time Enactus UFMS Campo Grande entre 2022 e 2023.

Geraldino Carneiro de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Bacharel em Administração (2002), Mestre em Agronegócios (2006) e Doutor em Administração (2015). Desde 2009 sou professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e desde 2016 estou vinculado ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Escola de Administração e Negócios (UFMS/ESAN) como professor permanente. Lidero os grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cooperativismo e Economia Solidária e o Núcleo de Estudos em Gestão, Inovação e Sustentabilidade. Coordeno projetos envolvendo negócios de impacto e organizações públicas, com experiência em Estudos Organizacionais (práticas transformadoras; relacionamentos organizacionais e comportamento e interações sociais na organização) nas áreas de organizações públicas e inovação social.

Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Atualmente é professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Estudos Fronteiriços. Tem experiência na área de Administração, Turismo, Desenvolvimento Regional e Local, Tecnologias Sociais, Economia Solidária e Planejamento Turístico. Participação nos conselhos editoriais das revistas: Revista Geo Pantanal - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá, Revista Interações - Universidade Católica Dom Bosco e Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo.

Publicado
2024-05-11
Cómo citar
DUTRA, A. H.; FERRAZ ZANETONI, J. P.; ARAÚJO, G. C. DE; MARIANI, M. A. P. O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 11 may 2024.
Sección
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo