ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS DO MERCADO GENÉTICO DO GADO DE CORTE NO BRASIL APLICADOS A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumen
O aumento da demanda internacional por proteína animal, principalmente causado pelas alterações dos hábitos alimentares e pelo crescimento da economia da China impulsionaram as pesquisas e investimentos na genética bovina. Como reflexo, as pesquisas desenvolveram métodos que criaram animais com maior qualidade na carne e precocidade no abate, cujo resultado foi aumento no lucro da cadeia produtiva e, consequentemente, do setor de genética bovina. Esse cenário atraiu empresas estrangeiras para o mercado brasileiro. Assim, o objetivo do trabalho é explorar as leis relativas ao mercado de concorrência brasileiro, identificar e analisar quais delas têm implicações diretas com o mercado genético do gado de corte no Brasil, no que se relaciona à concentração de mercado, sob a ótica institucional. Os principais resultados encontrados são de que o marketshare do mercado de genética bovina brasileira permitem ainda expansão das empresas e embora haja movimentos de concentração de mercado, ainda não se caracteriza o setor de genética bovina objeto de submissão à análise ao CADE. A inteligência artificial é uma ferramenta que pode acompanhar por meio de predição a conjuntura do setor em relação à concentração de mercado