ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS DO MERCADO GENÉTICO DO GADO DE CORTE NO BRASIL APLICADOS A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • Euclides Teixeira Neto Unesp
  • Giuliana Aparecida Santini Pigatto UNESP
  • Silvia Morales de Queiroz Caleman Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumen

O aumento da demanda internacional por proteína animal, principalmente causado pelas alterações dos hábitos alimentares e pelo crescimento da economia da China impulsionaram as pesquisas e investimentos na genética bovina. Como reflexo, as pesquisas desenvolveram métodos que criaram animais com maior qualidade na carne e precocidade no abate, cujo resultado foi aumento no lucro da cadeia produtiva e, consequentemente, do setor de genética bovina. Esse cenário atraiu empresas estrangeiras para o mercado brasileiro. Assim, o objetivo do trabalho é explorar as leis relativas ao mercado de concorrência brasileiro, identificar e analisar quais delas têm implicações diretas com o mercado genético do gado de corte no Brasil, no que se relaciona à concentração de mercado, sob a ótica institucional. Os principais resultados encontrados são de que o marketshare do mercado de genética bovina brasileira permitem ainda expansão das empresas e embora haja movimentos de concentração de mercado, ainda não se caracteriza o setor de genética bovina objeto de submissão à análise ao CADE. A inteligência artificial é uma ferramenta que pode acompanhar por meio de predição a conjuntura do setor em relação à concentração de mercado

Publicado
2024-06-02
Cómo citar
TEIXEIRA NETO, E.; PIGATTO, G. A. S.; CALEMAN, S. M. DE Q. ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS DO MERCADO GENÉTICO DO GADO DE CORTE NO BRASIL APLICADOS A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 2 jun. 2024.
Sección
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas