ANÁLISE DO IMPACTO DAS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS NO DESEMPENHO ECONÔMICO, FINANCEIRO E SOCIAL DAS EMPRESAS DOS SETORES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

  • Sirlei de Andrade Maciel UFMS
  • Cláudio César Koch Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Leonardo de Lima Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Antônio Carlos Vaz Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumen

O objetivo é analisar o impacto das variáveis macroeconômicas no desempenho dos indicadores econômicos, financeiros e sociais das empresas do setor do agronegócio brasileiro, utilizando o método de correlação canônica, no período de 2010 a 2022. Ao todo foram analisadas 36 empresas. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como descritiva; bibliográfica, documental, quanto aos procedimentos; e qualitativa, quanto à abordagem do problema. No setor primário, existe correlação negativa das variáveis macroeconômicas PIB, juros e inflação com liquidez geral, ROA, ROE, participação do Governo, capital de terceiros e capital próprio, endividamento geral, participação de custo sobre investimento. Para câmbio, existe correlação positiva com liquidez corrente, participação com pessoal, composição de endividamento e participação de custo sobre receita bruta. Para o setor de agroindústria, existe correlação positiva do PIB e juros com liquidez geral, ROE, endividamento geral, participação de custo sobre investimento, e participação de custo sobre receita bruta. E correlação negativa de câmbio e inflação, com liquidez corrente, ROA, indicadores da DVA, composição de endividamento. E no setor de agroserviço, existe correlação negativa entre PIB, juros e liquidez geral, ROE, endividamento geral, participação de custo sobre a receita. E correlação positiva de inflação e câmbio, com liquidez corrente, ROA, indicadores de participação, composição de endividamento, e participação de custo sobre investimento.

 

Publicado
2024-05-22
Cómo citar
DE ANDRADE MACIEL, S.; CÉSAR KOCH, C.; DE LIMA NEVES, L.; CARLOS VAZ, A. ANÁLISE DO IMPACTO DAS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS NO DESEMPENHO ECONÔMICO, FINANCEIRO E SOCIAL DAS EMPRESAS DOS SETORES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 may 2024.
Sección
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia