EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

análise de diferenças e similaridades entre graduados e desistentes em uma IES do interior de MG

  • Gilberto Venâncio Luiz Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba http://orcid.org/0000-0003-4826-2571
  • Rodrigo Soares Porto Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba/MG
  • André Luiz de Souza Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba/MG
  • Fernanda Aparecida dos Santos Cottini Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba/MG

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi investigar as diferenças entre estudantes que concluíram o curso superior e aqueles que abandonaram em relação a variáveis sociodemográficas, de desempenho acadêmico e notas do ENEM. Neste contexto, este artigo propõe comparar informações de um banco de dados de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no interior de Minas Gerais, buscando identificar as disparidades em relação aos fatores que influenciam na evasão. Para atender ao objetivo desta pesquisa, foi realizado um cruzamento de informações a partir de um banco de dados composto por registros de 2425 alunos da instituição. Destes, 931 alunos foram classificados como concluintes do curso, enquanto 1414 foram identificados como estudantes que abandonaram o curso, entre os anos 2014 e 2023. Na análise dos dados, foram usados o teste do qui-quadrado e o teste de média de Mann-Whitney. No geral, os resultados estão em consonância com o referencial teórico apresentado, confirmando muitas das relações e associações descritas na literatura. No entanto, identificaram-se diferenças, como a associação inversa entre o turno de estudo e a proximidade da localização da IES e o abandono do curso, contrariando estudos anteriores.

Biografía del autor/a

Gilberto Venâncio Luiz, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Especialização em Estratégias e Administração de Marketing pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova (2004), Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Doutorado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2018). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba/MG. É Líder do grupo de pesquisa: Marketing, Sociedade e Gestão Pública. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Atua como professor no Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP, com foco na área de Comunicação e Marketing no Setor Público.

Rodrigo Soares Porto, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba/MG

Mestrando pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, pelo Programa de Mestrado Profissional e Administração Pública - PROFIAP.

André Luiz de Souza, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba/MG

Mestrando pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, pelo Programa de Mestrado Profissional e Administração Pública - PROFIAP.

Fernanda Aparecida dos Santos Cottini, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba/MG

Mestrando pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, pelo Programa de Mestrado Profissional e Administração Pública - PROFIAP.

Publicado
2024-05-14
Cómo citar
VENÂNCIO LUIZ, G.; SOARES PORTO, R.; LUIZ DE SOUZA, A.; APARECIDA DOS SANTOS COTTINI, F. EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 14 may 2024.
Sección
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas