POLÍTICA E EDUCAÇÃO NA PERIFERIA DE MARÍLIA-SP: A CONSTRUÇÃO DO CURSINHO POPULAR “NÓS POR NÓS”

  • Bráulio Loureiro

Resumen

Este relato pretende apresentar os eventos principais do processo de construção do Cursinho “Nós Por Nós”, iniciativa de educação popular realizada na cidade de Marília-SP. Ao longo do ano de 2009, o projeto mobilizou estudantes universitários, ativistas do movimento hip-hop e jovens de diferentes regiões do município em uma proposta de trabalho que buscou tanto contribuir com a formação educacional do jovem da periferia quanto interferir nas dinâmicas dominantes no espaço escolar.

Biografía del autor/a

Bráulio Loureiro
Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP). Atua na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em temas como Estado, Movimentos sociais e Democracia.

Citas

ALMEIDA, S. P.; CARVALHO, M. R.; FELIX, S. A. Geografia do crime: reflexões teóricas e análises da qualidade de vida e criminalidade no espaço urbano de Marília/SP. Relatório Científico FINEP/MCT. Marília: GUTO/UNESP, 2009.

BALESTRIERO, G. E. Capital da alta paulista: uma história do município de Marília. Dissertação de mestrado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas: UNICAMP, 1984.

ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

GRAMSCI, A. Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In:______. Cadernos do cárcere. vol. 2. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

______. Para uma associação de cultura. In: ______. Escritos políticos. vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

LARA, P. C. Marília: sua terra, sua gente. Marília: Editora Iguatemy, 1991.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

Publicado
2017-11-20
Cómo citar
LOUREIRO, B. POLÍTICA E EDUCAÇÃO NA PERIFERIA DE MARÍLIA-SP: A CONSTRUÇÃO DO CURSINHO POPULAR “NÓS POR NÓS”. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.