COOPERATIVISMO E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: um estudo das práticas da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense

  • Adriana Moraes do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Franciely Sanabria Nascimbene Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Leticia Maria Santos da Cruz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Nathalli Prado de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Vanessa Gomes Falcão Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumen

O cooperativismo vai além da questão econômica, envolvendo a questão social na agenda desse tipo de organização. Como as cooperativas precisam de seus associados é necessária uma boa comunicação entre eles, pois quanto mais eficiente a comunicação, maior a proximidade com seus cooperados. Diante do exposto, o trabalho apresentou a comunicação empresarial desenvolvida pela COPASUL. Analisou-se a comunicação externa de toda a organização e depois, para entender a comunicação interna, o trabalho focou em uma das unidades da empresa, a fiação de algodão. Após a realização do trabalho, pode-se observar que a cooperativa utiliza diversos meios de comunicação e esses meios parecem suprir as necessidades tanto internas quanto externas. Todavia, apesar da diversidade de meios ainda há possibilidades de melhoria.

Biografía del autor/a

Adriana Moraes do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Franciely Sanabria Nascimbene, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Leticia Maria Santos da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Nathalli Prado de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Vanessa Gomes Falcão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Citas

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/certificacao/tipos/sistemas>. Acesso em: 23 ago. 2017.

BIALOSKORSKI, S. Agribusiness cooperativo: economia, doutrina e estratégias de gestão. 1994, 135 P. Dissertação (Mestrado em Agronomia Agrária) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba. 1994.

BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2003.

COPASUL. Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense. Disponível em: <http://www.copasul.coop.br/>. Acesso em: 23 ago. 2017.

CURVELLO, J. J. A. Comunicação interna e cultura organizacional. São Paulo: Casa das Musas, 2012.

OCEPAR. O Cooperativismo paranaense. Coleção História do Cooperativismo. Curitiba, 1997.

OCHOA, C. G. As diferenças entre comunicação interna e endomarketing. ECCOM, v. 5, n. 9, jan./jun. 2014.

PORTO, S. B.; FERREIRA, M. V. Cooperativismo e Desenvolvimento Socioeconômico: uma análise da Cooperativa de Crédito Rural de Economia Solidária Solicred Benjamin Constant/AM. Cadernos Gestão Social, v. 5, n. 2, p. 323-337, jun./dez., 2014.

SESCOOP. Série Gestão Cooperativa – Guia para Dirigentes de Cooperativas. s/n. Disponível em: <http://www.somoscooperativismo.coop.br/arquivos/Publicacoes/Guia_de_Dirigentes_web191016.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017.

Publicado
2017-09-05
Cómo citar
NASCIMENTO, A. M. DO; NASCIMBENE, F. S.; CRUZ, L. M. S. DA; JESUS, N. P. DE; FALCÃO, V. G.; PEREIRA, J. A. COOPERATIVISMO E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: um estudo das práticas da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 5 sep. 2017.