EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE: O DESPERTAR SOCIAL PARA A ECOEFICIÊNCIA

  • Willian Rocha de Matos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Laura Karoline Silva Melo Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Carlos Buesa Buesa Busón Universidad Nacional de Educación a Distância (UNED)

Resumen

O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo e a discussão sobre educação ambiental é de extrema relevância científica e social. A Constituição Federal de 1988 previu o direito fundamental ao meio ambiente equilibrado, tanto para presente quanto para as futuras gerações (responsabilidade intergeracional). No ano de 2017 o Brasil ratificou por meio do decreto n. 9.073/2017 o acordo sobre Mudança do Clima celebrado em Paris em 12 de dezembro de 2015 comprometendo-se a reduzir as emissões de gases estufa em 43% abaixo de 2005 e outras providências. A pesquisa pretende discutir a necessidade de uma educação ambiental coletiva para conscientização sobre o cumprimento do acordo celebrado em Paris, significando um despertar social para a sustentabilidade e ecoeficiência. Neste cenário, a pesquisa destaca a necessidade da criação de uma nova consciência coletiva que tenha o meio ambiente como um valor a ser protegido.

Biografía del autor/a

Willian Rocha de Matos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos  Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela UEMS

Citas

BRASIL. Constituição Federal de 5 de outubro de 1988.

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Publicado
2019-10-13
Cómo citar
DE MATOS, W. R.; SILVA MELO, L. K.; BUESA BUSÓN, C. B. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE: O DESPERTAR SOCIAL PARA A ECOEFICIÊNCIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 13 oct. 2019.
Sección
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo