Como é difícil avaliar na educação infantil

  • Edna Silva Galiza Bezerra Prefeitura Municipal de Naviraí
  • Ana Fernandes de Melo
  • Cleonice Pereira da Silva Batista

Resumen

Esse estudo teve como propósito investigar a avaliação na educação infantil, estudar quais os aspectos relevantes da avaliação escolar da educação infantil e sua relação com as fases do desenvolvimento do aluno, como se apresentam na escola em relação às práticas pedagógicas, aos professores, aos pais e alunos. A avaliação serve como auxilio ao educador, para favorecer o diagnóstico referente ao desempenho do aluno dentro da sala de aula. A pesquisa é de caráter bibliográfico através de uma análise de dados encontrados e sua contextualização em que se enfocará como a interdisciplinaridade vem sendo utilizada enquanto recurso no sentido de identificar oportunidades de desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos. A avaliação é uma das etapas do processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos. Conclui-se que, para a avaliação ser realizada de forma plena é preciso que o professor observe e registre todos os momentos das atividades da criança, pois é através dessas observações que o mesmo cria oportunidades onde as crianças possam desenvolver suas habilidades e ajudar na formação de um cidadão crítico.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1984.

VASCONCELOS, Celso dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 1994.

Publicado
2019-10-23
Cómo citar
BEZERRA, E. S. G.; MELO, A. F. DE; BATISTA, C. P. DA S. Como é difícil avaliar na educação infantil. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 23 oct. 2019.
Sección
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo