A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: relato de experiência

  • Aline de Souza Ledezma Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Diego Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dieneffer Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Willian Passareli Vaz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cléia Renata Teixeira de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

Este trabalho tem por objetivo relatar o desafio de planejar uma aula inclusiva e apresentar observação voltada para o tema da pessoa com deficiência e todo o processo de inclusão no ambiente escolar. Como contraponto também iremos discutir o papel fundamental da família, da escola e do professor e suas contribuições na vida do aluno com deficiência. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseada na experiência dos autores com a temática a partir do que foi estudado e discutido na disciplina de Educação Especial no curso de Ciências Sociais da UFMS/CPNV, e ainda a partir da pesquisa bibliográfica para a fundamentação e orientação da prática. Como estratégia metodológica utilizamos entrevistas semiestruturadas com o objetivo de adquirir informações para uma melhor observação de como os entrevistados comportam-se, como se sentem no ambiente escolar e seus anseios. As conclusões obtidas, denotam os desafios de fazer uma educação igualitária que inclua verdadeiramente o aluno com deficiência.

Publicado
2019-10-23
Cómo citar
LEDEZMA, A. DE S.; DA SILVA, D. P.; DA SILVA, D. P.; VAZ, W. P.; DE SOUZA, C. R. T. A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: relato de experiência. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 23 oct. 2019.
Sección
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo