CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS E SUAS PERCEPÇÕES QUANTO AOS ATRIBUTOS-CONSEQUÊNCIAS E VALORES (A-C-V) NAS REDES SOCIAIS

  • Loreta Karine da Silva Dias de Almeida
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gustavo Quiroga Souki Intrepid Lab/Lusófona Ismat - CETRAD Research Center
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Richardson Coimbra Borges

Resumo

O consumo mundial de alimentos orgânicos, apesar da pandemia causada pelo COVID-19, vem crescendo consideravelmente ano a ano. No Brasil o consumo destes alimentos cresceu 240% entre 2019 a 2021. Dessa forma, entender o comportamento e percepção do consumidor quanto aos Atributos, Consequências e Valores é primordial para o campo de negócio e marketing.  Assim, este artigo tem como objetivo identificar como os consumidores de alimentos orgânicos percebem alguns aspectos relacionados aos atributos-consequências e valores (A-C-V) desses alimentos nas redes sociais baseado na importância da temática que envolve estes alimentos.  Para tal fim, foi realizada a coleta e análise de comentários e ou avaliações de pessoas do Facebook que consumiram algum tipo de alimento orgânico   de alguma empresa que comercializa tais alimentos no Brasil. Quanto a metodologia, refere-se a uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Os resultados permitiram identificar aspectos como o fenômeno de socialização online que contribuem para uma melhor compreensão dos atributos, consequências e valores que influenciam os consumidores de alimentos orgânicos. Também foi possível verificar aspectos a um contexto gerencial relacionados à Teoria da cadeia de meios-fim e perspectivas voltada para ação do marketing trazendo contribuições valiosas para gestão da cadeia produtiva.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
KARINE DA SILVA DIAS DE ALMEIDA, L.; OLIVEIRA, A. S. DE; QUIROGA SOUKI, G.; DE BARROS VILAS BOAS, L. H.; COIMBRA BORGES, R. CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS E SUAS PERCEPÇÕES QUANTO AOS ATRIBUTOS-CONSEQUÊNCIAS E VALORES (A-C-V) NAS REDES SOCIAIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 maio 2024.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia