CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS E SUAS PERCEPÇÕES QUANTO AOS ATRIBUTOS-CONSEQUÊNCIAS E VALORES (A-C-V) NAS REDES SOCIAIS
Resumo
O consumo mundial de alimentos orgânicos, apesar da pandemia causada pelo COVID-19, vem crescendo consideravelmente ano a ano. No Brasil o consumo destes alimentos cresceu 240% entre 2019 a 2021. Dessa forma, entender o comportamento e percepção do consumidor quanto aos Atributos, Consequências e Valores é primordial para o campo de negócio e marketing. Assim, este artigo tem como objetivo identificar como os consumidores de alimentos orgânicos percebem alguns aspectos relacionados aos atributos-consequências e valores (A-C-V) desses alimentos nas redes sociais baseado na importância da temática que envolve estes alimentos. Para tal fim, foi realizada a coleta e análise de comentários e ou avaliações de pessoas do Facebook que consumiram algum tipo de alimento orgânico de alguma empresa que comercializa tais alimentos no Brasil. Quanto a metodologia, refere-se a uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Os resultados permitiram identificar aspectos como o fenômeno de socialização online que contribuem para uma melhor compreensão dos atributos, consequências e valores que influenciam os consumidores de alimentos orgânicos. Também foi possível verificar aspectos a um contexto gerencial relacionados à Teoria da cadeia de meios-fim e perspectivas voltada para ação do marketing trazendo contribuições valiosas para gestão da cadeia produtiva.