DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE GOVERNO DIGITAL E O NÍVEL DE MATURIDADE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar os desafios para implementação da transformação digital alinhada à Estratégia de Governo Digital (EGD) e classificar o nível de maturidade digital das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem quantitativa, em que foi realizado levantamento (survey), por meio de questionário adaptado do modelo de Shevtsova et al. (2022). A respeito dos resultados obtidos em relação aos desafios, notou-se que há uma escassez de recursos humanos, falta de recursos orçamentários e equipamentos, problemas de infraestrutura, aceitabilidade de mudanças pelos servidores às mudanças, e a cultura organizacional. Quanto à maturidade digital esta foi classificada com um nível avançado. Desse modo, esta pesquisa apresenta contribuições para os pesquisadores da temática sobre a transformação digital alinhada à EGD.

Biografia do Autor

Débora Cristina Melo de Góes Moraes, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Administração pelo Programa de Mestrado em Administração (PROPADM/UFS). Técnica Administrativa na Universidade Federal de Sergipe.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Professora Titular do Departamento de Administração (DAD/UFS) e do Programa de Mestrado em Administração (PROPADM/UFS)da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado
2024-06-02
Como Citar
MELO DE GÓES MORAES, D. C.; MELO SILVA LUFT, M. C. DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE GOVERNO DIGITAL E O NÍVEL DE MATURIDADE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 2 jun. 2024.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo