O MERCADÃO MUNICIPAL DE NAVIRAÍ SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE ESTRATÉGICA

  • Cristina Horst Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Jefferson Kiyoshi Komesu Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Monalisa Simone Alves Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Priscila Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Estratégia, Análise SWOT, Visão Baseada em Recursos, Mercado municipal.

Resumo

Os espaços de mercado municipal, via de regra, representam um expoente da produção local. Em Naviraí, este espaço conjunto de comercialização foi instituído em 2015, possuindo uma série de desafios para se firmar enquanto polo de compras e espaço de disseminação da cultura local. O presente estudo tem por objetivo realizar uma análise estratégica do Mercadão Municipal de Naviraí-MS com vistas ao desenvolvimento de estratégias para potencialização do uso do espaço. Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa de campo, realizada por meio de um formulário aplicado junto a todos os comerciantes locais. Como resultados principais detectou-se fragilidades na gestão do espaço, tanto por parte do órgão público diretamente responsável, quanto da cooperativa que detém o Termo de Cessão para a gestão do espaço. Ainda assim o local possui potencialidade para a geração de vantagem competitiva para os empresários ali alocados, com capacidade para o fomento do comércio local e, por consequência, contribuindo para o desenvolvimento local. 

Biografia do Autor

Cristina Horst Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Jefferson Kiyoshi Komesu, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmico do MBA em Gestão de Negócios da UFMS câmpus de Naviraí
Monalisa Simone Alves Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica do MBA em Gestão de Negócios da UFMS câmpus de Naviraí
Priscila Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica do MBA em Gestão de Negócios da UFMS câmpus de Naviraí
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v.12, n.1, p.99-120, 1991.

BARRETA, J. M. C. B. Organização e Gestão dos Mercados Municipais: mudar e inovar para competir. Série GEPE • Dinâmicas Sectoriais. Lisboa: 2002.

BETHLEM, A. Estratégia Empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

DANTAS, N. G. S.; MELO, R. S. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana/PB. Caderno Virtual de Turismo, v. 8, n. 1, 2008.

FAGUNDES, M. B. B.; SCHMIDT, V.; CENTURIÃO D. A. S. Identificação das variáveis de SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico e o desenvolvimento local: Corumbá-MS. Informe Gepec, Toledo, v. 17, n. 1, p. 6-22, jan./jun. 2013.

JUNGES, V. C.; DAL-SOTO, F. Recursos e Capacidades Estratégicas como fontes de vantagem competitiva no Clube Arranca. Revista Capital Científico, v. 15, n. 1, jan./mar. 2017.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do pla¬nejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MTUR. Ministério do Turismo. Programa de Qualificação a Distância para Desenvolvimento do Turismo: formação de redes e ação municipal para regionalização do turismo. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2008.

PEREIRA, J. A.; BANKUTI, S. M. S. Estrutura de Mercado e Estratégia: um estudo na Indústria Brasileira de Baterias Automotivas. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 15, n. 1, jan./mar. 2016.

PEREIRA, J. A.; SOUZA, M. C. D.; TATTO, L.; OLIVEIRA, J. S. Estratégia como Prática: um estudo em empresas incubadas de base tecnológica. RAIMED – Revista de Administração IMED, v. 4, n. 2. 2014.

PORTER, M. Estratégia Competitiva. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SERVILHA, M. M.; DOULA, S. M. O mercado como um lugar social: as contribuições de Braudel e Geertz para o estudo socioespacial de mercados municipais e feiras. Revista Faz Ciência, v. 11, n. 13, p. 123-142, jan./jun. 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2010.

Publicado
2017-09-10
Como Citar
PEREIRA, C. H.; KOMESU, J. K.; GOMES, M. S. A.; OLIVEIRA, P.; PEREIRA, J. A. O MERCADÃO MUNICIPAL DE NAVIRAÍ SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE ESTRATÉGICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 10 set. 2017.