ESTRATÉGIA DE MARKETING: caso Magazine Luiza em Nova Andradina-MS

  • Amanda Sanchez Borini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andreia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Evelania Egner Formagio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edrilene Barbosa Lima Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jamson Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jadson Justi Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Marketing estratégico, Matriz SWOT, Varejo

Resumo

O gerenciamento do marketing estratégico é essencial para as empresas e apresenta quatro funções da administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi analisar os pontos fracos e fortes de uma empresa e identificar as possíveis ameaças e oportunidades presentes no ambiente externo da organização. Foi feita uma pesquisa qualitativa, com entrevista individual realizada com o gerente da empresa varejista Magazine Luiza, localizada em Nova Andradina, MS. Identificou-se que a empresa varejista tem grande potencial para aproveitar as oportunidades dadas pelo ambiente externo aprimorando o foco nas relações de cuidado com seus colaboradores e com seus clientes. Conclui-se que a Magazine Luiza apresenta uma visão clara referente aos pontos fortes e fracos da empresa e está apta para enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades inerentes ao seu negócio.

Biografia do Autor

Amanda Sanchez Borini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Andreia Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Evelania Egner Formagio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Edrilene Barbosa Lima Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Adjunta do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jamson Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor Assistente do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas
Professor Assistente do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da UFAM

Referências

CHURCHILL, G. A. Marketing: criando valor para os clientes. 3 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 8. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2013.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
SANCHEZ BORINI, A.; RIBEIRO DA SILVA, A.; EGNER FORMAGIO, E.; BARBOSA LIMA JUSTI, E.; JUSTI, J.; JUSTI, J. ESTRATÉGIA DE MARKETING: caso Magazine Luiza em Nova Andradina-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 21 dez. 2018.
Seção
Resumo Expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor