A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UEMS- CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Bruno Neto de Andrade Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS
  • Sulma Vanessa Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS
  • Carlos Busón Buesa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS
Palavras-chave: Educação, Inclusão, Tecnologia, Social.

Resumo

Com o intuito de realizar uma análise aprofundada acerca das condições de acessibilidade em uma Instituição de Ensino Superior pública localizada no estado de Mato Grosso do Sul, esta pesquisa se pautou no seguinte problema de pesquisa: Como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS  têm garantido as condições de acessibilidade e de permanência dos seus alunos com deficiência e, de que modo a TA pode contribuir para essa inclusão? Como produto final do estudo, será disponibilizado um guia informacional, através de uma página web. Essa pesquisa será realizada a partir de três etapas: a primeira se constituirá de revisão bibliográfica, a segunda consistirá na formulação a aplicação dos questionários. A partir das informações obtidas nessa coleta de dados será possível verificar como a TA pode contribuir para a inclusão e permanência desses alunos, na terceira etapa será desenvolvido o guia Informacional. Os dados coletados na entrevista serão tratados através da analise descritiva. O guia online será construído em formato de pagina Web, acesso livre e gratuito. O propósito da página web, é contemplar outras instituições futuramente, possibilitando assim, através de um guia informacional prático, dispor informações à sociedade acerca da atuação das universidades em prol da acessibilidade.

Biografia do Autor

Bruno Neto de Andrade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS
Mestrando em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos- UEMS
Sulma Vanessa Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS
Mestranda em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos- UEMS
Carlos Busón Buesa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS
Atualmente dealiza pesquisa pos doutoral na UEMS na área de Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos com o projeto Caminho para os Ervais e a Paisagem cultural Ervateira. Professor de programas de Mestrado na Espanha, México e Colômbia. Atua como consultor em trabalhos com modelagem de programas e projetos infopedagógicos para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a educação.

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Publicado
2019-10-13
Como Citar
ANDRADE, B. N. DE; SOUZA, S. V.; BUESA, C. B. A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UEMS- CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 13 out. 2019.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo