As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos
Resumo
A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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