Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 5 (2020): Anais ENAPHEM
Thiago Pedro Pinto, Marcelo Bezerra de Morais e Bruno Alves Dassie (Orgs.)
Publicado:
2020-10-27
Apresentação e programação do evento
Apresentação
1-10
PDF
Sessões Coordenadas
Irene de Albuquerque e os saberes para a construção da avaliação
Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Otavia Maria Kreitlow Basso
1-5
PDF
A História da Educação Matemática e a História das Instituições de Ensino
Rildo Pinheiro do Nascimento, Edilene Simões Costa dos Santos
1-5
PDF
Conhecendo as Políticas de Memória Escolar Argentina e a História da Educação Matemática
Diogo Franco Rios
1-5
PDF
Uma análise da geometria abordada nos livros didáticos durante o Movimento da Matemática Moderna: estudo baseado em dissertações e teses
Elciane de Jesus Santos, Janice Cassia Lando
1-5
PDF
Um percurso histórico da oferta do curso de Licenciatura em Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia: formação inicial via Universidades Estaduais e Institutos Federais
Francielli da Silva Ribeiro, Marlos Gomes de Albuquerque
1-5
PDF
Em busca dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no curso Dinâmica do ensino da matemática no 1ºgrau, 1973
Jonathan Machado Domingues, David Antonio da Costa
1-5
PDF
“Arithmética” na organização curricular do ensino de ofício brasileiro no período do Império
Cleber Schaefer Barbaresco, David Antonio da Costa
1-5
PDF
A Matemática Moderna no Jardim de Infância: apresentação de uma apostila de 1967
Jenifer de Souza, Elisabete Zardo Búrigo
1-5
PDF
História da educação matemática e as sociedades científicas: Um campo não isento de contradições
Yohana Taise Hoffmann, David Antonio da Costa
1-6
PDF
Educação Matemática, História e Ficção na Etnomatemática
Fabio Lennon Marchon
1-5
PDF
Teses acerca da Matemática para o Ensino Industrial sugeridas no III Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática
Oscar Silva Neto, David Antonio da Costa, Paulo Roberto Castor Maciel
1-5
PDF
Da construção do objeto de uma pesquisa para a história da educação financeira
Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores
1-4
PDF
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos
Thais Duarte Neves, Flávia dos Santos Soares
1-5
PDF
Algumas compreensões sobre um Grupo Escolar a partir da narrativa de uma professora
Grasielly dos Santos de Souza, Mirian Maria Andrade
1-5
PDF
Um projeto de hermenêutica de uma coleção de livros: O professor de Matemática em Ação.
Leandro Josué de Souza, Maria Ednéia Martins-Salandim
1-5
PDF
A geometria do ensino primário na formação de professores: elementos do saber profissional para ensinar geometria em um manual de Silva Pontes
Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
1-5
PDF
O ensino de Matemática nas Escolas Isoladas de Santa Catarina: dos enunciados no Programma de 1926
Francine Fragoso de Miranda Silva, Cláudia Regina Flores
1-5
PDF
Theobaldo Miranda Santos e os saberes para ensinar geometria no ensino primário (1946 - 1971)
Aline Suemi Moroto, Edilene Simões Costa
1-5
PDF
Uma análise dos saberes envoltos no exame de suficiência C.A.D.E.S no sul de Mato Grosso em 1968
Laura Silva Dias, Suele Lopes Pedroso
1-5
PDF
Transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário relacionadas ao uso de materiais escolares (1930-1970)
Barbara Winiarski Diesel Novaes, Danilene Gullich Donin Berticelli, Neuza Bertoni Pinto
1-5
PDF
Vestígios de Álgebra Linear nos programas de ensino do curso secundário brasileiro (1931-1975)
Eric Souza da Silva, Paulo Roberto Castor Maciel
1-5
PDF
A matemática no Currículo dos Cursos Comerciais da Reforma Campos
Sergio Candido de Gouveia Neto, Cristiane Talita Gromann de Gouveia
1-6
PDF
O ensino da geometria nos materiais de formação de professores dos primeiros anos (1965-1974), em Portugal
Mária Cristina Almeida, Rui Candeias
1-6
PDF
Processos de digitação de fontes históricas: possibilidades alternativas
Odair Gonçalves Marquez, Tharine Antunes Lopes, Klinton Sales Pinheiro
1-5
PDF
O ensino de Matemática no século XVI sob olhar do francês Petrus Ramus (1515-1572)
Ana Carolina Costa Pereira
1-5
PDF
Aspectos teóricos e aproximações entre escrita biográfica e ficção
Jean Sebastian Toillier, Ivete Maria Baraldi
1-6
PDF
A descoberta das frações equivalentes e o material Cuisenaire
Barbara Winiarski Diesel Novaes, Adriana Menegotto Nierri
1-5
PDF
Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa
Tamiris Corrêa Luiz, Maria Ednéia Martins
1-5
PDF
Educação Matemática no Ceará – um estudo inicial desse movimento
Gisane Fagundes Rodrigues, Maria Ednéia Martins Salandim
1-5
PDF
A Revista Currículo como um espaço de formação para professores do ensino primário no estado do Paraná da década de 70
Fabiane Aparecida De Almeida Bezerra, Marilene Cardoso Zelak, Milena Mendes Moraes
1-5
PDF
Apontamentos iniciais sobre a História oral como metodologia de pesquisa
Adriano Mamedes Silva Nascimento, Thiago Pedro Pinto
1-5
PDF
Saberes Para Ensinar Frações no Livro: O Ensino de Aritmética pela Compreensão
Diogo Ferreira Jandrey, Laura Silva Dias, Edilene Simões Costa dos Santos
1-5
PDF
Os saberes de Geometria veiculada ao curso de professores de matemática de 5ª a 8ª série do 1º Grau, nas décadas de 70 a 80, por meio do Currículo Ciência e Matemática
Henrique Palauro Capoleta, Reginaldo Rodrigues da Costa
1-4
PDF
Autorização do Curso Livre de Cálculo Diferencial e Integral Concedido pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro no Final do Segundo Reinado
Jucielma Rodrigues de Lima Dias, Enoque da Silva Reis, Luiz Carlos Pais
1-5
PDF
Considerações da Professora Elza de Moraes Bigatti sobre o ensino de matemática na revista Escola Municipal (1968)
Relicler Pardim Gouveia
1-5
PDF
Contos de Malba Tahan: O padre pulava um número
Luara Zwiernik, Andreia Dalcin
1-5
PDF
Matemáticas no Instituto Federal de Minas Gerais em Ouro Preto: um percurso histórico (1959 - 2008)
Thiago Neves Mendonça
1-5
PDF
Algumas considerações sobre a presença da Educação Matemática nos currículos do curso de formação de professores de Matemática da UFRN (1964 - 1981)
Luís Fernando Mesquita de Lima, Marta Figueredo dos Anjos, Rayssa Marques Marinho
1-5
PDF
Atuações da Docência em Matemática na Rede Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (1909-2002): um estudo comparativo de gênero
Lenira Pereira da Silva, Erika Félix Soares Marinho Dantas, Ricardo Sampaio Oliveira
1-5
PDF
Acervos pessoais: reflexões para uma pesquisa em história da educação matemática
Jorge Augusto Moraes de Oliveira, Pedro Augusto Vieira da Silva, Laura Leal Moreira
1-5
PDF
Programa de Ensino para o 5º Grau do Ciclo Básico: A presença do Movimento da Matemática Moderna em Santa Catarina.
Pamela Luiz, David Antonio da Costa
1-5
PDF
Trajetória do Curso Normal: um passeio pela legislação (1971-2018)
Nícolas Giovani da Rosa, Elisabete Zardo Búrigo
1-5
PDF
Panorama histórico, Ji-Paraná-Rondônia (1970-1980): As primeiras escolas de uma cidade e a realidade dos seus professores
Simone Aparecida Navarro da Cruz, Marlos Gomes de Albuquerque
1-5
PDF
Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói
Pedro Nogueira de Marins, Bruno Alves Dassie
1-4
PDF
Ensino de Matemática na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim: alguns apontamentos
Gustavo Lucas Silva da Costa, Liliane dos Santos Gutierre
1-5
PDF
História da Educação Matemática na formação do professor de Matemática: o uso dos Blocos Lógicos no contexto do Movimento da Matemática Moderna
Tiely Virginio da Hora Lima, Liliane dos Santos Gutierre
1-5
PDF
O que revela a produção do GHEMAT-PR sobre os saberes profissionais da formação docente no século XX?
Danilene Gullich Donin Berticelli, Lidiane Gomes dos Santos Felisberto
1-6
PDF
Percurso Histórico da Educação de Surdos no Brasil
José Matheus Pinheiro da Fonseca da Silva, Kátia Guerchi Gonzales
1-6
PDF
Estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem em alguns livros didáticos entre os anos de 1960 a 2000
João Vitor Baiak Trigo, Licéia Alves Pires, Sérgio Candido de Gouveia Neto
1-5
PDF
História das Mulheres: marcas de gênero e reflexões sobre a História Oral
Tailine Audilia de Santi, Jean Sebastian Toillier
1-6
PDF
História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas
Reginaldo Guilhermino Cabral Libório, Virginia Cardia Cardoso
1-5
PDF
Produtos Educacionais do mestrado profissional em ensino: algumas compreensões
Cídia Paula da Costa Alves, Liliane dos Santos Gutierre
1-5
PDF
A História da Matemática e os quadrinhos: inventário de pesquisas no banco de teses da CAPES
Gabriela de Souza Ferreira, Cristiane Coppe de Oliveira
1-5
PDF
Os conceitos topológicos na Coleção “Curso Moderno de Matemática para o Ensino do 1º Grau"
Yasmin Barbosa Cavalheiro, Andreia Dalcin, Elisabete Zardo Burigo
1-5
PDF
Uso de materiais montessorianos: o processo de apropriação em uma escola montessoriana
Karina Grzeça, Maria Cecilia Bueno Fischer
1-5
PDF
Docência Superior em Matemática: um privilégio masculino?
Dione Alves de Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
1-6
PDF
Realização de um Estudo Historiográfico da Disciplina de Construções Geométricas nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mariana Duarte de Souza, Thiago Pedro Pinto
1-5
PDF
Um "novo" olhar sobre as frações segundo o manual Primeira Lições de Coisas
Kesia Caroline Ramires Neves, Denise Medina França, Edilene Simões Costa dos Santos
1-5
PDF
Números complexos em livros didáticos do Ensino Médio
Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos
1-5
PDF
Escolas Isoladas e Grupos Escolares: Uma história da educação no litoral paranaense
Kauana Mahara da Silva Possobom, Mariliza Simonete Portela
1-5
PDF
Uma análise acerca do conteúdo de equidifferenças e proporções
Jeremias Stein Rodriguês, David Antonio da Costa
1-6
PDF
O ensino de matemática na teoria de Maria Montessori e sua presença em documentos oficiais paranaenses
Angélica Pereira Alves, Mariliza Simonete Portela
1-5
PDF
A matemática prescrita para o ensino primário na década de 1960 e a formação do professor paranaense
Liceia Alves Pires, Reginaldo Rodrigues da Costa, Mariliza Simonete Portela
1-6
PDF
Saberes para Ensinar Matemática em uma Sugestão de Programa para Cursos de Professores Primários de 1957
Bárbara Cardoso Kayser, Elisabete Zardo Búrigo
1-6
PDF
A Reforma Universitária de 1968 e seus impactos na formação de professores de Matemática da UFMG
Mariana Lima Vilela, Filipe Santos Fernandes
1-6
PDF
Saberes para ensinar presentes no livro “Atividades em Educação Matemática”
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Edilene Simões Costa dos Santos
1-5
PDF
Matemática financeira como disciplina acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática: Universidade Estadual do Paraná (1994 a 2014)
Liceia Alves Pires, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
1-5
PDF
O livro didático Matemática de Edith Guimarães Lima
Aureo Soares de Vargas, Andréia Dalcin
1-5
PDF
O exame de admissão para formação de professores primários: instruções para prova de matemática (1961)
Pâmela da Luz Melo, Leonardo Thomaz Sauter
1-5
PDF
Formação de professores de Matemática na região do Bolsão de Mato Grosso do Sul: construindo uma história por meio da oralidade
Natalia Cristina da Silva, Ivete Maria Baraldi
1-5
PDF
Jogos de Linguagem na Matemática: Entre Livros e Reformas... uma terapia
Marizete Nink de Carvalho, Thiago Pedro Pinto
1-5
PDF
Entre Desenho e Aritmética: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920
Joana Kelly Souza dos Santos, Andréia Fernandes de Souza
1-6
PDF
Um bate papo sobre História da Educação Matemática em terras potiguares: um olhar sobre a trajetória de constituição do GPEP
Marta Figueredo dos Anjos, Wguineuma Pereira Avelino Cardoso
1-5
PDF
Obras de didática de matemática para o aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário em meados do século XX
Eduarda Pereira de Assis, Jaqueline do Nascimento
1-5
PDF
Lives Submetidas
Novas possibilidades em tempos de pandemia: roda de conversa sobre minicursos online
Alexsandra Camara, Claudia Regina Boen Frizzarini., Gabriel Luís da Conceição , Maria Célia Leme da Silva
1-4
PDF
Problematizando o paradigma liberal-meritocrático de educação escolar na história: novas direções e sentidos para a pesquisa em história da educação matemática
Arlete de Jesus Brito, Antonio Miguel, Ana Cristina Ferreira
1-5
PDF
Quando uma fotografia, um monumento e um texto literário tornam-se fontes históricas!
Elmha Coelho Martins Moura, Andreia Dalcin, Adriel Gonçalves Oliveira
1-6
PDF
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários