Teses acerca da Matemática para o Ensino Industrial sugeridas no III Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática

  • Oscar Silva Neto Instituto Federal de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Paulo Roberto Castor Maciel Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

Este trabalho tem como problema geral de estudo as teses acerca da Matemática para o Ensino Industrial Brasileiro, nas décadas de 1950 e 1960, que foram sugeridas no III Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática, realizado em 1959 na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é investigar qual tipo de orientações pedagógicas e conteúdos relacionados à Matemática estava sendo pensado naquele evento. O corpus analítico são os Anais daquela edição do Congresso. Para tanto, utilizar-se-á os conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar e os de matemática a ensinar e matemática para ensinar como categorias de análise. Como conclusões, pode-se inferir que houve três teses relacionadas ao ensino industrial e à disciplina que diziam respeito ao planejamento e programação dos cursos de Matemática bem como da elaboração de um programa mínimo, que tinha a intenção de ser difundido para todas as escolas industriais da época.

Biografia do Autor

Oscar Silva Neto, Instituto Federal de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Matemática pela UFSC (2006), Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS (2015),  Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: oscar.neto@ifsc.edu.br.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: david.costa@ufsc.br.

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: prcastor@hotmail.com.

Referências

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Publicado
2020-10-24
Como Citar
Neto, O. S., da Costa, D. A., & Maciel, P. R. C. (2020). Teses acerca da Matemática para o Ensino Industrial sugeridas no III Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10811
Seção
Sessões Coordenadas