Educação Matemática, História e Ficção na Etnomatemática
Resumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em nível de doutoramento junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Investigaram-se aspectos da narrativa histórica materializada na obra do educador matemático Ubiratan D’Ambrosio, circunscritos ao campo da Educação Matemática e orientados para a defesa e a divulgação da Etnomatemática. A principal referencia teórico-metodológica inspira-se nos trabalhos de Paul Ricoeur (a escrita da história, a narrativa histórica e ficcional, o processo interpretativo/hermenêutico). Priorizou-se na análise e interpretação os elementos da composição da intriga de algumas das narrativas do mundo do texto etnomatemático assinado por D’Ambrosio. Evidenciou-se na obra do educador matemático a existência de um entrecruzamento referencial, no plano narrativo, em que acontecimentos, fatos e ficções são coordenados a partir dos aspectos poéticos e retóricos da escrita do texto a fim de contar uma história da História.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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