Um percurso histórico da oferta do curso de Licenciatura em Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia: formação inicial via Universidades Estaduais e Institutos Federais
Resumo
Este trabalho é fruto de uma das pesquisas desenvolvidas por membros do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM), na linha de História da Educação Matemática (HEM). Esteve integrado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC), ciclo 2018/2019. Teve por objetivo traçar um percurso histórico da oferta do curso de Licenciatura em Matemática em Universidades Estaduais e Institutos Federais nos três estados mais populosos da região Norte brasileira: Amazonas, Pará e Rondônia. O principal instrumento de análise foram os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência, caracterizando assim uma pesquisa histórica com análise documental. No tocante a resultados, foram investigados dezoito campi que ofertam o curso de Licenciatura em Matemática e a formação inicial de professores de Matemática aconteceu dada à escassez de profissionais habilitados na Rede Básica de Educação.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; Licenciatura em Matemática; Formação Inicial de Professores.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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