Um percurso histórico da oferta do curso de Licenciatura em Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia: formação inicial via Universidades Estaduais e Institutos Federais

  • Francielli da Silva Ribeiro Univerdade Federal de Rondônia
  • Marlos Gomes de Albuquerque Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este trabalho é fruto de uma das pesquisas desenvolvidas por membros do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM), na linha de História da Educação Matemática (HEM). Esteve integrado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC), ciclo 2018/2019. Teve por objetivo traçar um percurso histórico da oferta do curso de Licenciatura em Matemática em Universidades Estaduais e Institutos Federais nos três estados mais populosos da região Norte brasileira: Amazonas, Pará e Rondônia. O principal instrumento de análise foram os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência, caracterizando assim uma pesquisa histórica com análise documental. No tocante a resultados, foram investigados dezoito campi que ofertam o curso de Licenciatura em Matemática e a formação inicial de professores de Matemática aconteceu dada à escassez de profissionais habilitados na Rede Básica de Educação.

Palavras-chave: História da Educação Matemática; Licenciatura em Matemática; Formação Inicial de Professores.

Biografia do Autor

Francielli da Silva Ribeiro, Univerdade Federal de Rondônia

Licenciada em Matemática, pelo Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) , Campus Ji-Paraná, Brasil. E-mail: francielliribeiro.s@gmail.com.

Marlos Gomes de Albuquerque, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação, Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, professor do Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Ji-Paraná, Brasil. E-mail: marlos@unir.br.

Referências

Bloch. M. L. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

IFPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Belém: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2017, 152p.

IFRO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Vilhena: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, 2012, 87p.

Le Goff, J. História e memória. 5 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

Ribeiro, F. S. Um panorama histórico acerca da formação inicial de professores de matemática em cursos presenciais das Universidades Estaduais e Institutos Fe-derais nos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso. Ji-Paraná: Universidade Federal de Rondônia. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/bitstream/123456789/2723/1/TCC_FRANCIELLI_RIBEIRO_2019.pdf.

Sá-Silva, J. R.; Almeida, C. D.; Guindani J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história e ciências sociais.V.1, n.1, 2009.

Ribeiro, F. S. V ENAPHEM - Sessão Coordenada (RIBEIRO, F. S.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9_IalRNo84o.

Publicado
2020-10-24
Como Citar
da Silva Ribeiro, F., & Gomes de Albuquerque, M. (2020). Um percurso histórico da oferta do curso de Licenciatura em Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia: formação inicial via Universidades Estaduais e Institutos Federais. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10867
Seção
Sessões Coordenadas