A História da Matemática e os quadrinhos: inventário de pesquisas no banco de teses da CAPES

  • Gabriela de Souza Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiane Coppe de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este trabalho, recorte de um projeto de pesquisa de mestrado, tem como objetivo investigar as possibilidades metodológicas da história da matemática na sala de aula aliada à elaboração de histórias em quadrinhos por estudantes. Considerando que este recurso didático pode auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de matemática e que a história da matemática tem potencial de desenvolver habilidades nos estudantes, buscou-se, para este trabalho, no banco de teses das CAPES, pesquisas que foram desenvolvidas com a temática quadrinhos e matemática.  Foram encontradas dezenove dissertações de mestrado que utilizaram os quadrinhos como recurso didático, sendo que sete convergiam para a temática da investigação. Identificou-se dois que utilizaram, especificamente, a história da matemática e conclui-se que há pouca produção científica sobre essa temática.

Biografia do Autor

Gabriela de Souza Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Escola Estadual 6 de Junho, Uberlândia, MG, Brasil. E-mail: gabriela-souza05@hotmail.com.

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. E-mail: coppedeoliveira@gmail.com.

Referências

Balladares, B. L. (2014). Malba Tahan, Matemática e Histórias em Quadrinhos: produção discente de HQ´s em uma colônia de pescadores. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Baroni, R. L. S., Teixeira, M. V. & Nobre, S. R. (2004). A investigação científica em História da Matemática e suas relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In Bicudo, M. A. V. & Borba, M. d. C. (Orgs.), Educação Matemática: pesquisa em movimento (pp. 164-185). São Paulo: Cortez.

Gonçalves, R. R. (2009). O uso de histórias em quadrinhos por professores da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação de Mestrado em Educação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Junior, N. T. S. (2011). A influência das histórias em quadrinhos no ensino da matemática: um saberfazer que permite a comunhão do paradidático com o didático numa busca insólita pela mudança da relação tecida entre a criança e esta ciência exata. Dissertação de Mestrado em Educação Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mendes, I. A. (2001). Ensino da matemática por atividades: uma aliança entre o construtivismo e a história da matemática. Tese de Doutorado em Educação. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Miranda, R. d. R. (2019). Uma proposta para o ensino de trigonometria a partir do uso de quadrinhos como recurso didático. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará.

Santos, L. S. d. (2014). A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas.

Silva, T. F. F. d. (2017). “Nem tudo é por Bhaskara”: a aprendizagem significativa por meio da história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica. Caxias: Universidade do Grande Rio.

Sousa, M. C. B. d. (2015). Construção de Histórias em Quadrinhos para o Ensino da Matemática com alunos do 2º ano de Ensino Médio. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
de Souza Ferreira, G., & Coppe de Oliveira, C. (2020). A História da Matemática e os quadrinhos: inventário de pesquisas no banco de teses da CAPES. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10896
Seção
Sessões Coordenadas