A História da Matemática e os quadrinhos: inventário de pesquisas no banco de teses da CAPES

  • Gabriela de Souza Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiane Coppe de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este trabalho, recorte de um projeto de pesquisa de mestrado, tem como objetivo investigar as possibilidades metodológicas da história da matemática na sala de aula aliada à elaboração de histórias em quadrinhos por estudantes. Considerando que este recurso didático pode auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de matemática e que a história da matemática tem potencial de desenvolver habilidades nos estudantes, buscou-se, para este trabalho, no banco de teses das CAPES, pesquisas que foram desenvolvidas com a temática quadrinhos e matemática.  Foram encontradas dezenove dissertações de mestrado que utilizaram os quadrinhos como recurso didático, sendo que sete convergiam para a temática da investigação. Identificou-se dois que utilizaram, especificamente, a história da matemática e conclui-se que há pouca produção científica sobre essa temática.

Biografia do Autor

Gabriela de Souza Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Escola Estadual 6 de Junho, Uberlândia, MG, Brasil. E-mail: gabriela-souza05@hotmail.com.

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. E-mail: coppedeoliveira@gmail.com.

Referências

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
de Souza Ferreira, G., & Coppe de Oliveira, C. (2020). A História da Matemática e os quadrinhos: inventário de pesquisas no banco de teses da CAPES. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10896
Seção
Sessões Coordenadas