Uso de materiais montessorianos: o processo de apropriação em uma escola montessoriana
Resumo
Este trabalho apresenta considerações sobre uma pesquisa na qual buscou-se compreender como ocorre o processo de apropriação no uso de alguns materiais montessorianos no ensino de matemática em uma escola montessoriana. Neste trabalho apresentamos os principais princípios do Sistema Montessoriano. Abordamos também as principais etapas da pesquisa que foi a leitura e analise de algumas obras de Maria Montessori e as respectivas comparações com uma escola montessoriana que aplica atualmente este sistema de ensino em sala de aula. A pesquisa apresentada neste trabalho possui vertente histórica tento em vista que se analisa a apropriação no uso de materiais montessorianos para o ensino de matemática nos dias atuais, em relação ao que foi proposto por Maria Montessori no livro Psico-Aritmética há mais de 80 anos. Concluímos este trabalho mostrando que a escola observada se apropriou do uso dos materiais para ensino de matemática através de várias situações, como a modificação de alguns materiais, o acréscimo de objetos a materiais montessorianos, a forma como alguns materiais são manipulados e também pela criação de outros materiais.
Referências
Chartier, R. (1991). O mundo como representação. In: Estudos avançados 11 (5). São Paulo-IEA-USP p.173-191.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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