Escolas Isoladas e Grupos Escolares: Uma história da educação no litoral paranaense

  • Kauana Mahara da Silva Possobom Universidade Estadual do Paraná- Campus Paranaguá
  • Mariliza Simonete Portela Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Nos Cursos de Graduação/Licenciatura, embora se estude história da educação e das instituições escolares na sociedade, as especificidades da comunidade local nem sempre são exploradas. Conhecer a história das instituições escolares local oferece a possibilidade de compreender melhor aspectos da cultura que muitas vezes está implícita nas práticas escolares. O que se realizou nesta pesquisa foi investigar, por meio de documentos históricos a constituição e as ações relacionadas a estas modalidades escolares, incluindo como a matemática foi preconizada nestes espaços educativos. Para esse fim a pesquisa tomou como ponto de partida a seleção e análise de documentos oficiais e outros tipos de registros referentes ao período estudado, que permeiam o séc. XX.

Biografia do Autor

Kauana Mahara da Silva Possobom, Universidade Estadual do Paraná- Campus Paranaguá

Graduanda do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá. E-mail: kaupossobom@gmail.com.

Mariliza Simonete Portela, Universidade Estadual do Paraná

Professora Efetiva do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá. E-mail: mariliza.portela@unespar.edu.br.

Referências

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Mahara da Silva Possobom, K., & Simonete Portela, M. (2020). Escolas Isoladas e Grupos Escolares: Uma história da educação no litoral paranaense. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10998
Seção
Sessões Coordenadas