O ensino de matemática na teoria de Maria Montessori e sua presença em documentos oficiais paranaenses
Resumo
O texto aqui apresentado é resultado da Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida na Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranaguá. O ensino de Matemática proposto na teoria de Maria Montessori como objeto de pesquisa partiu de questionamentos que nem sempre são discutidos no Curso de Licenciatura em Matemática, como a história de teorias educacionais que sustentaram ao longo do tempo as práticas de ensino da matemática. O objetivo, além da iniciação na pesquisa, foi compreender as orientações de ensino da matemática no ideário pedagógico de Maria Montessori e sua presença nos documentos oficiais para o ensino paranaense. Pautou-se nas questões: O que preconizava o método montessoriano? Quais eram os instrumentos para o ensino e como eram utilizados? Sendo o método de origem europeia, em que documentos oficiais paranaenses aparecem suas indicações? A abordagem é de cunho histórico tendo como prática um ensaio de historiografia, considerando o espaço, o tempo e a cultura.
Referências
Certeau, M. (2008). A escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 2 ed. RJ: Florence.
Kramer, R. (1976). Maria Montessori: a biography. New York.
Montessori, M. (1948). La Mente De Bambino. Italy: Gruppo Editorale Mauri Spagnol. www.garzanti.it.
Montessori, M. (1909.) Pedagogia científica: a descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: Flamboyant.
Paraná. (1926) Mensagem do Presidente Caetano Munhoz da Rocha. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136542.
Paraná. (1928) Relatório de Instrução Pública. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100108.
Paraná. (1950) Curso Primário Programas Experimentais. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117113.
Paraná. (1963) Regimento Interno dos Jardins de Infância. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104430.
Novaes, B. W. D.; Portela, M. S. & Costa, R. R. (2020). O aluno certo no lugar certo: a psicologia experimental e a aritmética na escola primária. In: Oliveira, Maria Cristina Araújo de [et al.] (orgs). A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo : Editora Livraria da Física.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado