O ensino de matemática na teoria de Maria Montessori e sua presença em documentos oficiais paranaenses

  • Angélica Pereira Alves Universidade Estadual do Paraná- Campus Paranaguá
  • Mariliza Simonete Portela Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Resumo

O texto aqui apresentado é resultado da Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida na Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranaguá. O ensino de Matemática proposto na teoria de Maria Montessori como objeto de pesquisa partiu de questionamentos que nem sempre são discutidos no Curso de Licenciatura em Matemática, como a história de teorias educacionais que sustentaram ao longo do tempo as práticas de ensino da matemática. O objetivo, além da iniciação na pesquisa, foi compreender as orientações de ensino da matemática no ideário pedagógico de Maria Montessori e sua presença nos documentos oficiais para o ensino paranaense. Pautou-se nas questões: O que preconizava o método montessoriano? Quais eram os instrumentos para o ensino e como eram utilizados? Sendo o método de origem europeia, em que documentos oficiais paranaenses aparecem suas indicações? A abordagem é de cunho histórico tendo como prática um ensaio de historiografia, considerando o espaço, o tempo e a cultura.

Biografia do Autor

Angélica Pereira Alves, Universidade Estadual do Paraná- Campus Paranaguá

Graduanda do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá. E-mail: angelica.pereira.alves@gmail.com.

Mariliza Simonete Portela , Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Professora Efetiva do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá. E-mail: mariliza.portela@unespar.edu.br.

Referências

Certeau, M. (2008). A escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 2 ed. RJ: Florence.

Kramer, R. (1976). Maria Montessori: a biography. New York.

Montessori, M. (1948). La Mente De Bambino. Italy: Gruppo Editorale Mauri Spagnol. www.garzanti.it.

Montessori, M. (1909.) Pedagogia científica: a descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: Flamboyant.

Paraná. (1926) Mensagem do Presidente Caetano Munhoz da Rocha. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136542.

Paraná. (1928) Relatório de Instrução Pública. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100108.

Paraná. (1950) Curso Primário Programas Experimentais. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117113.

Paraná. (1963) Regimento Interno dos Jardins de Infância. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104430.

Novaes, B. W. D.; Portela, M. S. & Costa, R. R. (2020). O aluno certo no lugar certo: a psicologia experimental e a aritmética na escola primária. In: Oliveira, Maria Cristina Araújo de [et al.] (orgs). A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo : Editora Livraria da Física.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
Pereira Alves, A., & Simonete Portela , M. (2020). O ensino de matemática na teoria de Maria Montessori e sua presença em documentos oficiais paranaenses. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11003
Seção
Sessões Coordenadas