O ensino de matemática na teoria de Maria Montessori e sua presença em documentos oficiais paranaenses

  • Angélica Pereira Alves Universidade Estadual do Paraná- Campus Paranaguá
  • Mariliza Simonete Portela Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Resumo

O texto aqui apresentado é resultado da Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida na Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranaguá. O ensino de Matemática proposto na teoria de Maria Montessori como objeto de pesquisa partiu de questionamentos que nem sempre são discutidos no Curso de Licenciatura em Matemática, como a história de teorias educacionais que sustentaram ao longo do tempo as práticas de ensino da matemática. O objetivo, além da iniciação na pesquisa, foi compreender as orientações de ensino da matemática no ideário pedagógico de Maria Montessori e sua presença nos documentos oficiais para o ensino paranaense. Pautou-se nas questões: O que preconizava o método montessoriano? Quais eram os instrumentos para o ensino e como eram utilizados? Sendo o método de origem europeia, em que documentos oficiais paranaenses aparecem suas indicações? A abordagem é de cunho histórico tendo como prática um ensaio de historiografia, considerando o espaço, o tempo e a cultura.

Biografia do Autor

Angélica Pereira Alves, Universidade Estadual do Paraná- Campus Paranaguá

Graduanda do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá. E-mail: angelica.pereira.alves@gmail.com.

Mariliza Simonete Portela , Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Professora Efetiva do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá. E-mail: mariliza.portela@unespar.edu.br.

Referências

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Pereira Alves, A., & Simonete Portela , M. (2020). O ensino de matemática na teoria de Maria Montessori e sua presença em documentos oficiais paranaenses. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11003
Seção
Sessões Coordenadas