Estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem em alguns livros didáticos entre os anos de 1960 a 2000
Resumo
Busca-se entender a trajetória do conteúdo inflação, a partir da análise de livros, destinados à disciplina de Matemática Financeira, no ensino técnico e no superior. A hipótese é de que, entre os anos 1970 e 1990, o tema ganhou destaque, em livros escolares, devido ao momento econômico em que o Brasil se encontrava. Parte-se da questão norteadora: como esse assunto foi abordado nos livros de Matemática Comercial e Financeira entre os anos de 1960 e 2000? Como referencial teórico-metodológico, ancorou-se nas concepções de estudiosos das questões do livro didático e das disciplinas escolares. As considerações preliminares são de que a inflação figura de forma mais desenvolvida apenas ao final do período crítico de inflação no país, quando políticas de abertura econômica do país já exigiam a adaptação de profissionais da área financeira e comercial às novas configurações do mercado interno e externo.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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