Estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem em alguns livros didáticos entre os anos de 1960 a 2000

  • João Vitor Baiak Trigo Universidade Estadual do Paraná
  • Licéia Alves Pires Universidade Estadual do Parná
  • Sérgio Candido de Gouveia Neto Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Busca-se entender a trajetória do conteúdo inflação, a partir da análise de livros, destinados à disciplina de Matemática Financeira, no ensino técnico e no superior. A hipótese é de que, entre os anos 1970 e 1990, o tema ganhou destaque, em livros escolares, devido ao momento econômico em que o Brasil se encontrava. Parte-se da questão norteadora: como esse assunto foi abordado nos livros de Matemática Comercial e Financeira entre os anos de 1960 e 2000? Como referencial teórico-metodológico, ancorou-se nas concepções de estudiosos das questões do livro didático e das disciplinas escolares. As considerações preliminares são de que a inflação figura de forma mais desenvolvida apenas ao final do período crítico de inflação no país, quando políticas de abertura econômica do país já exigiam a adaptação de profissionais da área financeira e comercial às novas configurações do mercado interno e externo.

Biografia do Autor

João Vitor Baiak Trigo, Universidade Estadual do Paraná

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranaguá. E-mail: jvbaiak@gmail.com.

Licéia Alves Pires, Universidade Estadual do Parná

Doutora em Educação – PUC/PR, professora da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranaguá. E-mail: liceia.pires@unespar.edu.br.

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Matemática-UNESP, professor da Universidade Federal de Rondônia – Campus de Vilhena. E-mail: gouveianeto@gmail.com.

Referências

Assaf Neto (2010). Matemática Financeira e suas aplicações. São Paulo: Editora Atlas.

Chervel, A. (1990). A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e educação e Pesquisa. (2), 177-229.

Choppin, A. (2004). A história do livro e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30 (3), 549-566, set./dez. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf.

Crespo, A. A. (1995). Matemática Comercial e Financeira. São Paulo: Editora Atlas.

D’Ambrósio, N. & D’Ambrósio, U. (1984). Matemática Comercial e Financeira: com complementos de matemática e introdução ao cálculo. 30. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 287 p.

Goodson, I. (1997). A construção social do currículo. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2014/NRE/1construcao_social_do_curriculo.pdf.

Gouveia Neto, S. C de. (2014). A disciplina de Matemática Comercial Financeira e as legislações do ensino comercial: breve olhar para as quatro primeiras décadas do século XX. Bauru: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. In Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.

Holzknecht, L. (1972). Matemática Comercial e Financeira – Didática e Profissional de Luiz Holzknecht (1972). São Paulo: Editora Resenha Tributária, 434 p.

Moreira, J. S. (1967). Matemática Comercial e Financeira. São Paulo: Atlas S.A., 262 p.

Munhoz. D. G. (1997). Inflação Brasileira os ensinamentos desde a crise dos anos 30. Economia Contemporânea. (1), 59-87. Disponível em: https://br.advfn.com/economia/inflacao/brasil/historia.

Spinelli, W., Queiroz, M. H. S. (1992). Matemática Comercial e Financeira. 8ª ed. São Paulo: Editora Ática.

Vieira Sobrinho, J. D. (1991). Matemática financeira. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 383 p.

IBGE. 2020. Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA: Séries históricas. Disponível em: http://www.idealsoftwares.com.br/indices/ipca_ibge.html.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
Baiak Trigo, J. V., Alves Pires, L., & Candido de Gouveia Neto, S. (2020). Estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem em alguns livros didáticos entre os anos de 1960 a 2000. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11078
Seção
Sessões Coordenadas