Estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem em alguns livros didáticos entre os anos de 1960 a 2000

  • João Vitor Baiak Trigo Universidade Estadual do Paraná
  • Licéia Alves Pires Universidade Estadual do Parná
  • Sérgio Candido de Gouveia Neto Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Busca-se entender a trajetória do conteúdo inflação, a partir da análise de livros, destinados à disciplina de Matemática Financeira, no ensino técnico e no superior. A hipótese é de que, entre os anos 1970 e 1990, o tema ganhou destaque, em livros escolares, devido ao momento econômico em que o Brasil se encontrava. Parte-se da questão norteadora: como esse assunto foi abordado nos livros de Matemática Comercial e Financeira entre os anos de 1960 e 2000? Como referencial teórico-metodológico, ancorou-se nas concepções de estudiosos das questões do livro didático e das disciplinas escolares. As considerações preliminares são de que a inflação figura de forma mais desenvolvida apenas ao final do período crítico de inflação no país, quando políticas de abertura econômica do país já exigiam a adaptação de profissionais da área financeira e comercial às novas configurações do mercado interno e externo.

Biografia do Autor

João Vitor Baiak Trigo, Universidade Estadual do Paraná

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranaguá. E-mail: jvbaiak@gmail.com.

Licéia Alves Pires, Universidade Estadual do Parná

Doutora em Educação – PUC/PR, professora da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranaguá. E-mail: liceia.pires@unespar.edu.br.

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Matemática-UNESP, professor da Universidade Federal de Rondônia – Campus de Vilhena. E-mail: gouveianeto@gmail.com.

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Baiak Trigo, J. V., Alves Pires, L., & Candido de Gouveia Neto, S. (2020). Estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem em alguns livros didáticos entre os anos de 1960 a 2000. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11078
Seção
Sessões Coordenadas