História da Educação Matemática na formação do professor de Matemática: o uso dos Blocos Lógicos no contexto do Movimento da Matemática Moderna

  • Tiely Virginio da Hora Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Liliane dos Santos Gutierre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho coaduna com a escrita do nosso relatório final de Iniciação Cientifica (IC) que será apresentado a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no segundo semestre de 2020. Em nossa pesquisa de IC, investigamos sobre a influência da História da Educação Matemática em professores que ensinam ou ensinaram Matemática no estado do Rio Grande do Norte, quando do uso do material Blocos Lógicos nesse ensino, que fora proposto por Zoltan Paul Dienes (1916-2014), durante o período em que o Movimento da Matemática Moderna (MMM) foi considerado fracassado no Brasil. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre esse Movimento, além de mobilizarmos elementos da História Oral ao realizarmos 11 entrevistas: a transcrição, a textualização e a carta de cessão de direitos (Garnica & Souza, 2012). A partir das análises dessas entrevistas, constatamos que 6 professores conheciam os Blocos Lógicos, dos quais 4 os utilizavam em suas aulas, porém essa utilização não era à luz do MMM.

Biografia do Autor

Tiely Virginio da Hora Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Brasil. E-mail: tielyvirginio@gmail.com.

Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado em Educação/ Licenciada em Matemática Licenciatura Plena e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora, Brasil. Email: lilianegutierre@gmail.com.

Referências

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Virginio da Hora Lima, T., & dos Santos Gutierre, L. (2020). História da Educação Matemática na formação do professor de Matemática: o uso dos Blocos Lógicos no contexto do Movimento da Matemática Moderna. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11133
Seção
Sessões Coordenadas