Percurso Histórico da Educação de Surdos no Brasil

  • José Matheus Pinheiro da Fonseca da Silva Uniderp
  • Kátia Guerchi Gonzales Uniderp

Resumo

Esse trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como foco principal a compreensão da constituição dos conhecimentos pedagógicos e matemáticos de um aluno surdo, em um curso presencial de licenciatura matemática, de uma universidade particular em Campo Grande – MS. O estudo, apresenta os primeiros levantamentos a respeito da pesquisa, constituindo um breve levantamento bibliográfico do percurso histórico da educação dos estudantes surdos até os dias atuais. Diante do histórico e legislações, foi possível observar que durante os anos ocorreram vários avanços na educação especial, mas está longe de ser a mais adequada para o ensino de surdos nas escolas de ensino regular.

Biografia do Autor

José Matheus Pinheiro da Fonseca da Silva, Uniderp

Mestrando no Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal – UNIDERP/Anhanguera, Brasil. E-mail: josesilva9059@gmail.com.

Kátia Guerchi Gonzales, Uniderp

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Câmpus de Bauru. Professora do Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal – UNIDERP/Anhanguera e do Ensino Superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brasil. E-mail: profkatiaguerchi@gmail.com.

Referências

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Silva, J. M. P. da F. da, & Gonzales, K. G. (2020). Percurso Histórico da Educação de Surdos no Brasil. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-6. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11135
Seção
Sessões Coordenadas