Docência Superior em Matemática: um privilégio masculino?
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa de Mestrado, ainda em desenvolvimento, em que propomos investigar a inserção, presença, formação e vivências de mulheres docentes em cursos superiores de Matemática, em duas universidades norte mineiras: Universidade Estadual de Montes Claros e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; entre os anos de 1990 a 2010. Além da matriz dialética, sua metodologia ancora-se nos princípios da História Oral utilizando as entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de dados, por meio das quais buscar-se-á apreender dessas professoras, suas memórias, fazeres e saberes. Posteriormente, essas narrativas serão analisadas por meio das teorias de Gênero, bem como com aquelas que as intersecionam à Educação Matemática. Em linhas gerais, este estudo visa dar visibilidade às mulheres professoras – sua formação e atuação – além de contribuir para os estudos de gênero que focam a Matemática como campo de análise.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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