Obras de didática de matemática para o aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário em meados do século XX
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e tornar conhecida as obras “Apostilas de Didática Especial de Matemática”, de Ceres Marques de Moraes, Júlio César de Mello e Souza e Manoel Jairo Bezerra, publicada em 1959 e “Didática Especial de Matemática” de Manoel Jairo Bezerra, publicada em 1962. As obras em análise foram produzidas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - CADES, a qual teve vigência no Brasil, aproximadamente entre as décadas de 1950 e 1970, com atuação e influência em diversas regiões do país no que diz respeito à formação e aperfeiçoamento da prática docente. O interesse pelo estudo e análise destes livros, se deu pelo fato de acreditarmos que tenha sido utilizado como material suporte para difusão de pensamentos e ideias em determinada conjuntura do ensino secundário. Observamos por meio destas obras que há contrapontos entre os problemas enfrentados na educação brasileira na época e que permanecem até a atualidade.
Referências
Bezerra, M. J. (1962). Didática especial de matemática. São Paulo: CADES.
Borges, R. A. S. (2005). A matemática moderna no Brasil: as primeiras experiências e propostas de seu ensino. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11118/1/dissertacao_rosimeire_ap_soares_borges.pdf.
Gaertner, R. & Baraldi, I. M. (2014). Formação de professores (de matemática): textos e contextos de uma campanha. Revista Dynamis, 20, 28-38. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p28-38.
Lorenzato, S. (2004). Malba Tahan – um precursor. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20208/2017-II/textos/Malba%20Tahan%20-%20MAT%20208%20-%202017-II.pdf.
Maciel, L.S.K.R. (2010). Adeus Manoel Jairo Bezerra. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/jairo.pdf.
Moraes, C. M. de, Souza, J. C. de M. & Bezerra, M. J. (1959). Apostilas de didática
de matemática. São Paulo: CADES.
Pinto, D. C. (2008). Campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário: uma trajetória bem sucedida? Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/044_diana_couto.pdf.
Valente, W. R. (2007). História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, 22, 28-49. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado