Atuações da Docência em Matemática na Rede Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (1909-2002): um estudo comparativo de gênero

  • Lenira Pereira da Silva Instituto Federal de Sergipe
  • Erika Félix Soares Marinho Dantas Instituto Federal de Sergipe
  • Ricardo Sampaio Oliveira Instituto Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo se enquadra no campo de pesquisa da Rede Federal de Educação Tecnológica e apresenta um extrato de uma pesquisa em andamento no Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju. O foco principal da investigação é construir uma história da docência em matemática, catalogando seus agentes e suas ações dentro do marcador temporal estabelecido. Metodologicamente é uma pesquisa do tipo qualitativa histórico bibliográfica e os dados principais foram colhidos do acervo institucional. Teoricamente é consubstanciado por pesquisadores do campo da História da Educação Matemática, da História das Disciplinas Escolares e da Educação Profissional. Especificamente neste trabalho, traremos elementos descritivos das atuações docentes, comparando-as em termos de gênero, as quais extrapolaram às salas de aulas, mas que mantiveram um diálogo com o cerne educacional.

Biografia do Autor

Lenira Pereira da Silva, Instituto Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera. Professora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, Brasil. E-mail: lenira.silva@academico.ifs.edu.br.

Erika Félix Soares Marinho Dantas, Instituto Federal de Sergipe

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática  do IFS, campus Aracaju. Brasil. E-mail: erika.dantas99@academico.ifs.edu.br.

Ricardo Sampaio Oliveira, Instituto Federal de Sergipe

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática  do IFS, campus Aracaju. Brasil. E-mail: ricardo.oliveira084@academico.ifs.edu.br.

Referências

Brasil. (1909) Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909.

Brasil. (1937) Lei Nº 378, de 13 de janeiro de 1937.

Brasil. (1942) Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942.

Brasil. (1994) Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994.

Fonseca, Celso Suckow. (1986) História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v. 04.

Ministério da Educação e Cultura. Centenário da rede federal de Educação profissional e tecnológica. Acesso em 28 de março, 2019, de: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
Pereira da Silva, L., Félix Soares Marinho Dantas, E., & Sampaio Oliveira, R. (2020). Atuações da Docência em Matemática na Rede Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (1909-2002): um estudo comparativo de gênero . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11180
Seção
Sessões Coordenadas