Atuações da Docência em Matemática na Rede Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (1909-2002): um estudo comparativo de gênero
Resumo
Este artigo se enquadra no campo de pesquisa da Rede Federal de Educação Tecnológica e apresenta um extrato de uma pesquisa em andamento no Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju. O foco principal da investigação é construir uma história da docência em matemática, catalogando seus agentes e suas ações dentro do marcador temporal estabelecido. Metodologicamente é uma pesquisa do tipo qualitativa histórico bibliográfica e os dados principais foram colhidos do acervo institucional. Teoricamente é consubstanciado por pesquisadores do campo da História da Educação Matemática, da História das Disciplinas Escolares e da Educação Profissional. Especificamente neste trabalho, traremos elementos descritivos das atuações docentes, comparando-as em termos de gênero, as quais extrapolaram às salas de aulas, mas que mantiveram um diálogo com o cerne educacional.
Referências
Brasil. (1909) Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909.
Brasil. (1937) Lei Nº 378, de 13 de janeiro de 1937.
Brasil. (1942) Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942.
Brasil. (1994) Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994.
Fonseca, Celso Suckow. (1986) História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v. 04.
Ministério da Educação e Cultura. Centenário da rede federal de Educação profissional e tecnológica. Acesso em 28 de março, 2019, de: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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