A Revista Currículo como um espaço de formação para professores do ensino primário no estado do Paraná da década de 70

  • Fabiane Aparecida De Almeida Bezerra Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marilene Cardoso Zelak Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Milena Mendes Moraes Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

Nesta pesquisa foi realizado um estudo da Revista Currículo, predominante da reforma da Lei nº 5.692/71 que reorganizou a educação básica paranaense. O objetivo desta pesquisa foi apresentar os saberes a e para ensinar matemática dos primeiros anos do ensino primário os quais foram veiculados na Revista Currículo. Para isso utilizamos como aporte metodológico (Certeau, 1982) da historiografia, (Costa, 2019) para a formação de professores no Estado do Paraná́, (Valente, 2017) sobre os saberes docentes e (Barros, 2019) a respeito das fontes.  A análise das fontes nos fez perceber que a Revista Currículo poderia ser considerada como um espaço de formação, pois veiculou saberes matemáticos que o professor precisava adquirir.

Biografia do Autor

Fabiane Aparecida De Almeida Bezerra, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Iniciação Científica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). E-mail: fabiane.sud@gmail.com.

Marilene Cardoso Zelak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Iniciação Científica Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Brasil. E-mail: mari_cardoso@yahoo.com.br.

Milena Mendes Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Estudante do Ensino Médio. Iniciação Científica na modalidade Júnior da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). E-mail: mimendes2003@gmail.com.

Referências

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Publicado
2020-10-25
Como Citar
Bezerra, F. A. D. A., Zelak, M. C., & Moraes, M. M. (2020). A Revista Currículo como um espaço de formação para professores do ensino primário no estado do Paraná da década de 70. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11197
Seção
Sessões Coordenadas