Uma análise dos saberes envoltos no exame de suficiência C.A.D.E.S no sul de Mato Grosso em 1968

  • Laura Silva Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suele Lopes Pedroso Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste artigo nos propomos a analisar os saberes presentes no exame de suficiência de 1968, sabendo que estes exames tinham como intuito avaliar os saberes dos docentes e seu desenvolvimento na prática. Para isso, vamos realizar um estudo qualitativo, com a utilização de documentos históricos como fontes de pesquisa. Estes documentos foram encontrados por meio de processos de busca online e, com isso, pretendemos responder a seguinte questão: Os saberes matemáticos necessários para a avaliação tem como finalidade avaliar as ferramentas docentes utilizadas na prática? Para discutir esta questão alçamos do seguinte objetivo: analisar os saberes presentes nas avaliações da CADES com intuito de compreender as finalidades dessa prova na aprovação profissional. Pretendemos analisar o documento a partir das enunciações sobre cultura escolar de Julia e os saberes a ensinar e para ensinar de Hofstetter e Schneuwly.

Biografia do Autor

Laura Silva Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: silva.alaura@hotmail.com.

Suele Lopes Pedroso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: suele_slp@hotmail.com.

Referências

Baraldi, I. M. (2016) A CADES e a formação de professores para o Ensino Secundário: uma campanha nos anos de 1950-1960. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6133.

Decreto-Lei Nº 8.777, de 22 de Janeiro de 1946. (1946). Dispõe sobre o registro definitivo de professores de ensino secundário no Ministério da Educação e Saúde.

Hofstetter, R. & Schneuwly B. (2017) Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTTTER, R; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

LOPES, M.H.S. (2015) “Como ensinar Matemática no curso ginasial”: a Cades no sul de Mato Grosso e suas propostas para a formação de professores. 2015. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), UFMS, Campo Grande.

JULIA, D. (2012). A Cultura Escolar como Objeto Histórico; Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 9-43. Recuperado de http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749.

Publicado
2020-10-25
Como Citar
Dias, L. S., & Lopes Pedroso, S. (2020). Uma análise dos saberes envoltos no exame de suficiência C.A.D.E.S no sul de Mato Grosso em 1968. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11206
Seção
Sessões Coordenadas