O ensino de Matemática no século XVI sob olhar do francês Petrus Ramus (1515-1572)

  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Dentre os personagens importantes, no século XVI, no cenário francês, Petrus Ramus se destaca (1515 – 1572) pelo seu envolvimento com a reforma curricular universitária, em particular, na proposta de um método para o ensino de matemática, a partir da aplicação de problemas práticos. Este estudo visa apresentar uma discussão sobre o método de Petrus Ramus para o ensino de matemática através de um aporte bibliográfico e documental de tratados publicados por ele, tais como Scholarum mathematicarum libri unus et triginta (1569) e seus textos sobre Arithmetica (1555) e Geometriae (1569). Para Ramus, o desinteresse pelas matemáticas era reflexo da própria forma pela qual eram ensinadas. Um exemplo é o uso dos Elementos de Euclides, pois, para ele, o modo como estava organizado o conhecimento geométrico não era natural, ou seja, era inadequado para ensinar geometria. Assim, sua atenção se voltou às questões de ordem mais prática e a outros aspectos mais utilitários, podendo ser percebido isso em seus tratados publicados na época, que incorporam conhecimentos matemáticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática. E-mail: carolina.pereira@uece.br.

Referências

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Publicado
2020-10-25
Como Citar
Pereira, A. C. C. (2020). O ensino de Matemática no século XVI sob olhar do francês Petrus Ramus (1515-1572). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11235
Seção
Sessões Coordenadas