O ensino de Matemática no século XVI sob olhar do francês Petrus Ramus (1515-1572)
Resumo
Dentre os personagens importantes, no século XVI, no cenário francês, Petrus Ramus se destaca (1515 – 1572) pelo seu envolvimento com a reforma curricular universitária, em particular, na proposta de um método para o ensino de matemática, a partir da aplicação de problemas práticos. Este estudo visa apresentar uma discussão sobre o método de Petrus Ramus para o ensino de matemática através de um aporte bibliográfico e documental de tratados publicados por ele, tais como Scholarum mathematicarum libri unus et triginta (1569) e seus textos sobre Arithmetica (1555) e Geometriae (1569). Para Ramus, o desinteresse pelas matemáticas era reflexo da própria forma pela qual eram ensinadas. Um exemplo é o uso dos Elementos de Euclides, pois, para ele, o modo como estava organizado o conhecimento geométrico não era natural, ou seja, era inadequado para ensinar geometria. Assim, sua atenção se voltou às questões de ordem mais prática e a outros aspectos mais utilitários, podendo ser percebido isso em seus tratados publicados na época, que incorporam conhecimentos matemáticos.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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