Mesa I - O problema da documentação para a História da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos

  • André Luís Mattedi Dias Universidade Federal da Bahia

Resumo

As discussões envolvendo o conceito de documento histórico foram marcantes para as transformações que sofreram diversas historiografias ao longo do século XX, com maior ou menor intensidade, abrangência e profundidade. Da metáfora da fonte de água cristalina que brota naturalmente para saciar a sede de informações do historiador, das limitações iniciais ao âmbito do escrito, do oficial, do institucional, do público, passa-se às ideias de vestígios, evidências e indícios que sobrevivem aos processos de produção, construção e seleção do histórico em diversos momentos e âmbitos, com ampliações na discussão conceitual em torno da memória, nos âmbitos individuais e coletivos, privados e públicos, dos processos da monumentalização e sacralização dos objetos materiais e imateriais, dos lugares das memórias, alcançando-se os aspectos simbólicos das culturas, as representações, as práticas. Em suma, a riqueza das discussões e debates em torno da noção de documento histórico acompanhou a própria discussão em torno dos conceitos de história e de historiografia, do ofício do historiador, da produção e da escrita do texto histórico,
com suas mediações, polarizadas atualmente em torno das abordagens realistas e antirealistas: seria a documentação histórica uma mediação entre o presente e o passado, entre o conhecimento histórico produzido pelo historiador e os acontecimentos, processos e atores do passado, que seriam os referentes, ou seria a documentação histórica o próprio referente, um texto, um discurso, objeto das práticas textuais e discursivas do historiador? Todas estes aspectos estão implicitamente presentes quando o historiador delimita seu objeto de pesquisa e parte em busca dos materiais históricos que lhe servirão para alcançar seus objetivos. Localizar, aceder, organizar, preservar e utilizar memórias e monumentos, fontes e documentos, textos e depoimentos, sons e fotos, imagens e sentimentos, utilizando-se das mais diversas técnicas e procedimentos, interpretando-os segundo olhares e pontos de vista, enquadrando-os segundo conceitos e teorias, constituem-se, em suma, aspectos da complexa tarefa, da difícil arte científica (ou ciência artística) de produzir a historiografia.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
Dias, A. L. M. (2021). Mesa I - O problema da documentação para a História da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-9. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/14992
Seção
Mesas redondas - submetidas