Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 1 (2012): ANAIS DO ENAPHEM
Apresentação
...
PDF
Sobre
...
PDF
Organização
...
PDF
Apresentação e programação do evento
Programação Geral
PDF
Mesas redondas - submetidas
Índice das Mesas Redondas
PDF
Mesa I - O problema da documentação para a História da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos
André Luís Mattedi Dias
1-9
pdf
Mesa I - O problema da documentação para a história da educação matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos
Bruno Alves Dassie
1-16
pdf
Mesa I - O problema da documentação para a História da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos
Lucia Maria Aversa Villela
1-7
pdf
Mesa 2: A PESQUISA HISTORIOGRÁFICA SOB UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA
Antonio Miguel
1-20
pdf
Mesa 2: PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONEXÕES TEÓRICAS E COMPLEMENTARIDADES METODOLÓGICAS
Iran Abreu Mendes
1-2
pdf
Mesa 2: ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS METODOLÓGICOS
Neuza Bertoni Pinto
1-14
pdf
Mesa 3: A matemática escolar nos níveis iniciais de ensino em perspectiva histórica
Cláudia Regina Flores
1-10
pdf
Mesa 3: Escola Nova e Educação Matemática nos Anos Iniciais: duas paisagens
Maria Laura Magalhães Gomes
1-26
pdf
Mesa 3: A MATEMÁTICA ESCOLAR NOS NÍVEIS INICIAIS DE ENSINO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA
Maria Célia Leme da Silva, Wagner Rodrigues Valente
1-11
pdf
Mesa 4: A TRAJETÓRIA DE UM CURSO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DA UFJF
Maria Cristina Araújo de Oliveira
1-18
pdf
Mesa 4: CARACTERIZAÇÃO ANALÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA NO CAMPO ESPECÍFICO DE INVESTIGAÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Maria Ângela Miorin, Arlete de Jesus Brito
1-17
pdf
Mesa 4: Formar professores de Matemática: aspectos de um mapeamento
Antonio Vicente Marafioti Garnica
1-7
pdf
Mesa I
PDF
Mesa II
PDF
Mesa III
PDF
Mesa IV
PDF
Sessões Coordenadas
Índice de comunicações orais
...
PDF
Sessão 1: Metodologias da Pesquisa em História da Educação Matemática
Heloisa da Silva
1-4
pdf
Sessão 1: O COMPÊNDIO É DO CONSELHEIRO OTTONI NA VOZ DOS RELATÓRIOS IMPERIAIS: rastros de memórias de práticas aritméticas na formação de professores primários na Escola Normal da província do Rio de Janeiro (1868-1878).
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
1-20
pdf
Sessão 1: UM ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA: AS ATIVIDADES DOCENTES DE UMA PROFESSORA NO COLÉGIO ASSIS CHATEAUBRIAND DE FEIRA DE SANTANA (BAHIA, 1970-1980)
Débora de Souza Ferreira, Eliene Barbosa Lima
1-19
pdf
Sessão 1: HISTÓRIA ORAL & EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÕES COTIDIANAS NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO NAVARRO DE BRITO ENTRE OS ANOS 1968 E 1979 EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
Rosemeire dos Santos Amaral, Claudinei Camargo Sant’Ana, Irani Parolin Santana
1-10
pdf
Sessão 2: EXPERIÊNCIAS DE UM PROCESSO FORMADOR: CONSTITUINDO PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Marcelo Bezerra de Morais, Jean Sebastian Toillier Toillier, Ivete Maria Baraldi
1-19
pdf
Sessão 2: METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Aparecida Rodrigues Silva Duarte
1-13
pdf
Sessão 2: O REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE (HP) COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO NUMA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Mirian Maria Andrade
1-14
pdf
Sessão 3: CURSO DE MADUREZA – MATEMÁTICA PELA TELEVISÃO DÉCADAS DE 1960 E 1970
Dra. Flainer Rosa de Lima
1-16
pdf
Sessão 3: UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA
Marcelo Ferreira Martins Salvador, Lucia Maria Aversa Villela
1-20
pdf
Sessão 3: VESTÍGIOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM GOIÁS
Rafaela Silva Rabelo, José Pedro Machado Ribeiro
1-11
pdf
Sessão 4: O “ARCHIVO” DE MALBA TAHAN: UMA MEMÓRIA DE SI A POSTERIORI
Moysés Gonçalves Siqueira Filho
1-13
pdf
Sessão 4: FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Andréia Dalcin
1-16
pdf
Sessão 4: NOS DIÁRIOS DE CLASSE E NOS CADERNOS DOS ALUNOS, O SIGNIFICADO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA
Iara da Silva França
1-13
pdf
Sessão 5: AFINAL, QUAL ERA A OPINIÃO DE THEODORO RAMOS?
Adriana Cesar de Mattos
1-8
pdf
Sessão 5: CONTRIBUIÇÕES DE FONTES HISTÓRICAS DE EX-ALUNOS PARA A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA BAHIA
Diogo Franco Rios
1-13
pdf
Sessão 5: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Dr. David Antonio da Costa, Dra. Joseane Pinto de Arruda
1-10
pdf
Sessão 5: AS FONTES E A CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ ENTRE 1961 E 1982
Reginaldo Rodrigues da Costa
1-21
pdf
Sessão 6: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO (1830-1880)
Kátia Guerchi Gonzales, Luiz Carlos Pais
1-15
pdf
Sessão 6: UMA DAS FACES DA TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO MARANHÃO
Déa Nunes Fernandes
1-13
pdf
Sessão 6: Formação de Professores de Matemática no Tocantins: caminhos e descaminhos
Fernando Guedes Cury
1-20
pdf
Sessão 7: UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO LITORAL DO PARANÁ DA DÉCADA DE 1960 A 2000
Iara da Silva França
1-7
pdf
Sessão 7: A REORGANIZAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO COLÉGIO EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA
Givanildo Farias da Silva
1-18
pdf
Sessão 8: Comunicações Orais
David Antonio da Costa
1-2
pdf
Sessão 8: O ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga
Luzia Aparecida de Souza
1-13
pdf
Sessão 8: EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA: ENSINO DE CONJUNTOS
Janice Cassia Lando, Eliene Barbosa Lima, Inês Angélica Andrade Freire, André Luis Mattedi Dias
1-10
pdf
Sessão 8: UMA HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR, VASSOURAS 1950-1969
Heloisa Hernandez de Fontes Salvador
1-15
pdf
Sessão 9: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO COMPLEMENTAR DO INSTITUTO JÚLIO DE CASTILHOS
Antonio Cesar dos Santos Esperança
1-18
pdf
Sessão 9: LICEU DE GOIÁS E COLÉGIO PEDRO II: UMA HISTÓRIA GLOCAL DA ÁLGEBRA ESCOLAR NO BRASIL (1846 – 1918)
Viviane Barros Maciel
1-23
pdf
Sessão 9: LUCIENNE FÉLIX NO BRASIL: REPERCUSSÕES DE UM MOVIMENTO EM CURSO NA FRANÇA DOS ANOS 1960
Elisabete Zardo Búrigo
1-17
pdf
Sessão 10: O ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT no período de 1942 a 1968.
Elmha Coelho Martins Moura
1-19
pdf
Sessão 10: A DISCIPLINA ESTATÍSTICA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO (1940-1980)
Viviane Lovatti Ferreira, Laurizete Ferragut Passos
1-20
pdf
Sessão 10: O ENSINO DE ESTATÍSTICA APLICADA À GENÉTICA NA ESALQ/USP
Luana Oliveira Sampaio
1-13
pdf
Sessão 11: A MATEMÁTICA ESCOLAR NOS NÍVEIS INICIAIS DE ENSINO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA
Maria Célia Leme da Silva, Wagner Rodrigues Valente
1-11
pdf
Sessão 11: CONVERSAR COM OS HISTORIADORES PARA CONHECER MELHOR A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Teresa Maria Monteiro, Teresa Maria Monteiro
1-14
pdf
Sessão 11: AS ORIENTAÇÕES PARA A MATEMATICA DO PRIMÁRIO 1967-1983
Rosimeire Aparecida Soares Borges
1-22
pdf
Palestras
CARACTERIZAÇÃO ANALÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA NO CAMPO ESPECÍFICO DE INVESTIGAÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Maria Ângela Miorim, Arlete de Jesus Brito
1-17
PDF
A Produção Internacional em História da Educação Matemática
Gert Schubring
1-3
PDF
Sessões coordenadas, lançamentos de livros, participantes do II ENAPHEM e alguns registros fotográficos
Sessão I
PDF
Sessão II
PDF
Sessão III
PDF
Sessão IV
PDF
Sessão V
PDF
Sessão VI
PDF
Sessão VII
PDF
Sessão VIII
PDF
Sessão IX
PDF
Sessão X
PDF
Sessão XI
PDF
Pôster
Índice
...
PDF
Sessão 1: A arte de carpinteiros e marceneiros e a implantação do Sistema Métrico Decimal no Brasil: o século XIX em Vassouras (RJ)
Lucio Flavio Monsores Lavinas, Lucia Maria Aversa Villela
1-9
pdf
Sessão 1: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO NA ESCOLA NORMAL CATHARINENSE PARA ENSINAR A MATEMÁTICA: OS QUADROS DE PARKER
Rosangela Kirst da Silveira, Dra. Claudia Regina Flores, Dr. David Antonio da Costa
1-19
pdf
Sessão 1: A formação matemática do Instituto Caetano de Campos em São Paulo na década de 1940
Adauto Douglas Parré, Maria Célia Leme da Silva
1-10
pdf
Sessão 1: A GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE 1940 A 1970
Josélio Lopes Valentim Júnior, Maria Cristina Araújo de Oliveira
1-20
pdf
Sessão 1: APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO DE ITAIPULÂNDIA (PR)
Jean Sebastian Toillier
1-20
pdf
Sessão 1: ESCOLARIZAÇÃO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS
Piersandra Simão dos Santos, Cláudia Regina Flores, Joseane Pinto de Arruda
1-11
pdf
Sessão 1: ESTUDO HISTÓRICO DA DISCIPLINA GEOMETRIA ANALÍTICA NA UFJF NA DÉCADA DE 1970
Susana Ribeiro Soares, Maria Cristina Araújo de Oliveira
1-18
pdf
Sessão 1: MANUAIS PEDAGÓGICOS PORTUGUESES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA
Josiane Acácia de Oliveira Marques
1-14
pdf
Sessão 1: MEMÓRIAS DE PRÁTICAS: A DISCIPLINA “PRÁTICA DE ENSINO” NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Fernanda Luciana Tenório Magalhães
1-17
pdf
Sessão 1: O ENSINO DA ÁLGEBRA EM VITÓRIA DA CONQUISTA DE 1960 A 1970 E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA
Eliana Almeida Reis Rocha, Claudinei de Camargo Sant’Ana, Irani Parolin Santana
1-9
pdf
Sessão 1: O MÉTODO INTUITIVO PARA O ENSINO DE ARTIMÉTICA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA AMERICANA PAULISTA
Nara Vilma Lima Pinheiro
1-14
pdf
Sessão 1: PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CURSOS SUPLETIVOS DE 1° GRAU EM MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 1971-2002: UM ESTUDO HISTÓRICO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO PARA ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS
Ana Rafaela Correia Ferreira, Maria Laura Magalhães Gomes
1-17
pdf
Sessão 1: Sobre metodologia de pesquisa em história da matemática na Educação Matemática
Marluce Alves dos Santos, Ileana Maria Rosa Greca
1-3
pdf
Sessão 1: TRAÇANDO MAPA(S) INICIAL(IS): O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES DE MATEMÀTICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE UMA REGIÃO?
Marcelo Bezerra de Morais
1-15
pdf
Sessão 2: 60 anos de evolução histórica do conceito de alfabetização: do ato de ler escrever à funcionalidade matemática.
Daniele Esteves Pereira
1-20
pdf
Sessão 2: A COLEÇÃO DIDÁTICA “MATEMÁTICA": UMA PROPOSTA DE ENSINO ENTRE A EXPOSIÇÃO E A DESCOBERTA
Larissa Pinca Sarro Gomes, Maria Ângela Miorim
1-18
pdf
Sessão 2: A disciplina escolar Matemática do Colégio e a variação de sua vulgata no período 1930 – 1970
Francisco de Oliveira Filho
1-17
pdf
Sessão 2: A revista The Mathematics Teacher e jogos discursivos bélicos
Júlio Faria Corrêa
1-13
pdf
Sessão 2: As potencialidades da Hermenêutica de Profundidade para a História da Educação Matemática
Tatiane Taís Pereira da Silva
1-9
pdf
Sessão 2: DO LICEU MARANHENSE ÀS UNIVERSIDADES DA EUROPA: O QUE SE SABE SOBRE OS MATEMÁTICOS NO MARANHÃO DO SÉCULO XIX
Waléria de Jesus Barbosa Soares
1-14
pdf
Sessão 2: OS ENCONTROS BAIANOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS DIÁLOGOS COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires
1-10
pdf
Sessão 2: FONTES PRIMÁRIAS À TONA PARA ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIFERENCIADA - O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO COLÉGIO SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO
Letícia Maria Ferreira da Costa
1-14
pdf
Sessão 2: GRUPO ESCOLAR AMÂNCIO PEREIRA: A INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SÃO MATEUS/ES NO SÉCULO XX
Ana Cláudia Pezzin, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
1-13
pdf
Sessão 2: Memórias platônicas: Teoria do Conhecimento, Reminiscência e Educação Matemática em “A República”
Zenilton Gondim Silva, Tânia Rocha Cristina Silva Gusmão
1-20
pdf
Sessão 2: NAS ÁGUAS DAS PITANGUEIRAS E DA CENP/SP: UM ESTUDO IDENTITÁRIO, MEMORIALÍSTICO E TRANSFORMADOR SOBRE AS AMS (ATIVIDADES MATEMÁTICAS – CENP/SP)
Márcia Maria Bento Marim
1-15
pdf
Sessão 2: O CARVALHO PARA A SOMBRA E OS FRUTOS DO AMANHÃ: A PRODUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA ESCOLAR A PARTIR DOS IDEAIS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO GINÁSIO MAIRI (1967-1975)
Joubert Lima Ferreira
1-12
pdf
Sessão 2: O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA HISTÓRIA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Jorge Alexandre dos Santos Gaspar, Prof.ª Dr.ª Lucia Maria Aversa Villela
1-10
pdf
Sessão 2: O ESTUDO DA CARTILHA “VAMOS ESTUDAR? (1965)” DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS
Ms. Iara ZImmer, Ms. Claires M. Sada Boldo, Dr. David Antonio da Costa
1-16
pdf
Sessão 2: O PROBLEMA DE CALCULAR A ALTURA DE UM OBJETO VERTICAL NA GEOMETRIA DE ORONCE FINE
Andressa Cesana Biral
1-20
pdf
Sessão 2: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS (1990-2006)
Marcos Denilson Guimarães, Ivanete Batista dos Santos
1-20
pdf
Sessão 3: CP - A ARITMÉTICA DE LOURENÇO FILHO
Márcia Guedes Soares, Wagner Rodrigues Valente
1-14
pdf
Sessão 3: A formação de professores que ensinam matemática: um cenário da Escola Normal em Campo Grande
Ana Carolina de S. R. dos Reis, Luzia Aparecida de Souza
1-9
pdf
Sessão 3: A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR PRIMÁRIO NOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (1932-1939)
Denis Herbert de Almeida, Maria Célia Leme da Silva
1-19
pdf
Sessão 3: A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO COMO FONTE HISTÓRICA PARA ENSINO DE MATEMÁTICA
Adriel Gonçalves Oliveira
1-12
pdf
Sessão 3: ANALISANDO METODOLOGIAS PROPOSTAS À ARITMÉTICA DAS SÉRIES INICIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS: 1910 a 1940
Carlos Alberto Marques de Souza, Lucia Maria Aversa Villela
1-9
pdf
Sessão 3: AS METODOLOGIAS DA DIVISÃO EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Claudiani Pereira Alves, Lucia Maria Aversa Villela
1-10
pdf
Sessão 3: DEWEY, THORNDIKE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MAPEAMENTOS INICIAIS
Rafaela Silva Rabelo
1-9
pdf
Sessão 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM MATO GROSSO DO SUL: um olhar em Dourados
Tiaki Cintia Togura Faoro, Luzia Aparecida de Souza
1-13
pdf
Sessão 3: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO SÉCULO XX: UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS, EM BELO HORIZONTE, A PARTIR DO ARQUIVO PARTICULAR DE ALDA LODI – 1927/1946
Diogo Alves de Faria Reis, Maria Laura Magalhães Gomes
1-19
pdf
Sessão 3: LOURENÇO FILHO E A MATEMÁTICA DOS TESTES ABC
Ieda Bassinello , Wagner Rodrigues Valente
1-16
pdf
Sessão 3: O MANUAL PEDAGÓGICO “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO” E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE
Carlos Souza Pardim, Luzia Aparecida de Souza
1-14
pdf
Sessão 3: PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
André Roberto da Silva Pinto
1-8
pdf
Sessão 3: UM LUGAR: MUITAS HISTÓRIAS – O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DE MONTES CLAROS – NORTE DE MINAS GERAIS (1960-1990)
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Maria Laura Magalhães Gomes
1-23
pdf
Sessão Comunicação Pôster - I
...
PDF
Sessão Comunicação Pôster - II
...
PDF
Sessão Comunicação Pôster - III
...
PDF
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários