Mesa 2: PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONEXÕES TEÓRICAS E COMPLEMENTARIDADES METODOLÓGICAS

  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

Os estudos em História da Matemática, História da Educação Matemática e História no Ensino da Matemática, têm gerado valiosos resultados e apontado novos caminhos e focos de abordagem para a melhoria do processo de formação docente e de aprendizagem na Educação Matemática. Isso possivelmente ocorre porque as reflexões sobre tais estudos evidenciam a importância do processo formativo na superação de obstáculos encontrados na trajetória dos sujeitos da docência em Matemática. Neste artigo tomei como objeto de estudo o campo da História da Educação Matemática, posto que esta subárea vêm apontando valiosos caminhos e focos de abordagem metodológica de pesquisa com vistas a buscar formas mais adequadas para construção dessas histórias da Educação matemática Brasileira. Desde 2008 desenvolvo uma pesquisa sobre a produção dessas três subáreas que compreendem a área de História da Matemática, iniciando pela análise da produção nos Anais dos Seminários Nacionais de História da Matemática

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Mendes, I. A. (2022). Mesa 2: PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONEXÕES TEÓRICAS E COMPLEMENTARIDADES METODOLÓGICAS. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-2. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15013
Seção
Mesas redondas - submetidas