Sessão 10: O ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT no período de 1942 a 1968.
Resumo
Este artigo tem por objetivo divulgar os procedimentos e os resultados da dissertação de Mestrado em História da Educação Matemática, realizada no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP de Rio Claro/SP, intitulada O Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá (EIC) / MT no período de 1942 a 1968. Trata-se de uma instituição de ensino que foi criada em 1909, por decreto federal, como Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (EAAMT) com a finalidade de formar artesãos, em 1942, tornou-se a Escola Industrial de Cuiabá com a finalidade de formar trabalhadores para a indústria. E atualmente é denominada de Instituto Federal Tecnológico de Educação do Estado de Mato Grosso (IFMT). A investigação do ensino de matemática na EIC alicerçou-se nos documentos oficiais do arquivo da Escola, e foram utilizadas outras fontes impressas, orais e imagéticas, de forma a contrapor e complementar as informações adquiridas, para constituição de um arcabouço do que seria o currículo, o programa de desenho e o de matemática, o livro didático de matemática e o de marcenaria.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado