Sessão 10: A DISCIPLINA ESTATÍSTICA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO (1940-1980)

  • Viviane Lovatti Ferreira Pós-doutoranda – PUC/SP (Apoio FAPESP)
  • Laurizete Ferragut Passos Supervisora – PUC/SP

Resumo

Com mais de setenta anos de existência, o curso de Pedagogia passou por algumas reformulações curriculares, formando desde especialistas a docentes. Tais reformulações trouxeram ao curso certa indefinição quanto à sua identidade profissional. Na primeira fase do curso (1939-1961), encontramos no currículo de Pedagogia duas disciplinas que forneciam formação matemática ao pedagogo: Complementos de Matemática e Estatística Educacional. Na primeira reformulação curricular (1962), a disciplina Complementos de Matemática sai do currículo, cedendo lugar a outras. Mesmo diante das duas primeiras reformulações
curriculares (1962 e 1969), a Estatística Educacional permanece ativa no currículo do curso de Pedagogia. [...] 

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Ferreira, V. L., & Passos, L. F. (2022). Sessão 10: A DISCIPLINA ESTATÍSTICA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO (1940-1980). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-20. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15054
Seção
Sessões Coordenadas