Sessão 1: ESCOLARIZAÇÃO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS

  • Piersandra Simão dos Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Cláudia Regina Flores Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Pesquisador 2 CNPq.
  • Joseane Pinto de Arruda Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC).

Resumo

O ensino de geometria nas séries iniciais2 merece uma atenção tanto por parte dos professores de matemática, quanto dos professores que atuam nestas séries e pesquisadores. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive (BRASIL, 1997). A geometria constitui assim, um campo vasto para se trabalhar com situações que favorecem o aprendizado do aluno. [...] 

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Santos, P. S. dos, Flores, C. R., & Arruda, J. P. de. (2022). Sessão 1: ESCOLARIZAÇÃO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-11. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15064
Seção
Pôster