Sessão 1: Sobre metodologia de pesquisa em história da matemática na Educação Matemática
Resumo
Este artigo é um ensaio sobre a metodologia da pesquisa em Educação Matemática, nas teses dos programas de pós-graduação brasileiros, como um problema
constitutivo e formativo da área. A primeira diz respeito à constituição da Educação Matemática como campo de pesquisa. A segunda razão, consequência da primeira, diz respeito aos caminhos que podem e devem ser traçados para a formação dos novos pesquisadores da área, usualmente oriundos das licenciaturas em
matemática, nas quais, via de regra, não tiveram uma formação metodológica adequada à pesquisa em educação matemática. [...]
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado