Sessão 2: A COLEÇÃO DIDÁTICA “MATEMÁTICA": UMA PROPOSTA DE ENSINO ENTRE A EXPOSIÇÃO E A DESCOBERTA
Resumo
A década de 1970 foi marcada pelo surgimento de críticas a propostas do denominado Movimento da Matemática Moderna. Esse movimento, que pretendia modificar a matemática escolar, foi gerado no período Pós Segunda Guerra Mundial, por países do chamado Bloco Ocidental. As bases do movimento foram estabelecidas durante o Seminário de Royaumont, realizado em 1959 e organizado pela Organização Européia de Cooperação Econômica. No cenário brasileiro, as discussões sobre o Movimento da Matemática Moderna, desencadeadas por ações do grupo paulista GEEM – Grupo de Estudos de Ensino de Matemática -, liderado pelo professor Osvaldo Sangiorgi, são ampliadas por meio de manifestações ocorridas nos Congressos Nacionais de Ensino de Matemática, espaços privilegiados para o debate sobre o ensino de matemática.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado