Sessão 2: A COLEÇÃO DIDÁTICA “MATEMÁTICA": UMA PROPOSTA DE ENSINO ENTRE A EXPOSIÇÃO E A DESCOBERTA

  • Larissa Pinca Sarro Gomes Unicamp – SP
  • Maria Ângela Miorim Unicamp – SP

Resumo

A década de 1970 foi marcada pelo surgimento de críticas a propostas do denominado Movimento da Matemática Moderna. Esse movimento, que pretendia modificar a matemática escolar, foi gerado no período Pós Segunda Guerra Mundial, por países do chamado Bloco Ocidental. As bases do movimento foram estabelecidas durante o Seminário de Royaumont, realizado em 1959 e organizado pela Organização Européia de Cooperação Econômica. No cenário brasileiro, as discussões sobre o Movimento da Matemática Moderna, desencadeadas por ações do grupo paulista GEEM – Grupo de Estudos de Ensino de Matemática -, liderado pelo professor Osvaldo Sangiorgi, são ampliadas por meio de manifestações ocorridas nos Congressos Nacionais de Ensino de Matemática, espaços privilegiados para o debate sobre o ensino de matemática.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Gomes, L. P. S., & Miorim, M. Ângela. (2022). Sessão 2: A COLEÇÃO DIDÁTICA “MATEMÁTICA": UMA PROPOSTA DE ENSINO ENTRE A EXPOSIÇÃO E A DESCOBERTA. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-18. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15074
Seção
Pôster