Sessão 2: O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA HISTÓRIA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

  • Jorge Alexandre dos Santos Gaspar Universidade Severino Sombra – USS
  • Prof.ª Dr.ª Lucia Maria Aversa Villela Universidade Severino Sombra – USS

Resumo

O ensino de Desenho, em especial do Desenho Geométrico, tem sofrido diversos momentos de desvalorização ao longo do tempo. Uma análise criteriosa de documentos históricos (privilegiando legislações, livros didáticos e manuais impressos) poderá apresentar algumas justificativas para tal situação. Seguindo o referencial teórico-metodológico da História da Cultura Escolar, das Disciplinas Escolares e de quem nos orienta sobre o uso de livros didáticos como fonte histórica, temos por objetivo traçar um panorama das variações na cultura escolar primária e secundária, para compreender a trajetória do processo de ensino de Desenho e de Desenho Geométrico nos diferentes níveis de ensino a partir de uma visão histórica e mapear as dificuldades encontradas para a aplicabilidade da disciplina nos dias atuais.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Gaspar, J. A. dos S., & Villela, P. D. L. M. A. (2022). Sessão 2: O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA HISTÓRIA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-10. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15085
Seção
Pôster