Sessão 2: O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA HISTÓRIA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Resumo
O ensino de Desenho, em especial do Desenho Geométrico, tem sofrido diversos momentos de desvalorização ao longo do tempo. Uma análise criteriosa de documentos históricos (privilegiando legislações, livros didáticos e manuais impressos) poderá apresentar algumas justificativas para tal situação. Seguindo o referencial teórico-metodológico da História da Cultura Escolar, das Disciplinas Escolares e de quem nos orienta sobre o uso de livros didáticos como fonte histórica, temos por objetivo traçar um panorama das variações na cultura escolar primária e secundária, para compreender a trajetória do processo de ensino de Desenho e de Desenho Geométrico nos diferentes níveis de ensino a partir de uma visão histórica e mapear as dificuldades encontradas para a aplicabilidade da disciplina nos dias atuais.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado