Sessão 3: A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR PRIMÁRIO NOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (1932-1939)

  • Denis Herbert de Almeida Ghemat/Unifesp
  • Maria Célia Leme da Silva Ghemat/Unifesp

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa referente à formação matemática do professor primário dada nos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e São Paulo, fazendo-se a análise dos programas de ensino publicados de 1933 a 1937 no Instituto de Educação Caetano de Campos em São Paulo e o programa de 1937 do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Os documentos também utilizados foram: livro de Atas da Congregação do Instituto de Educação “Caetano de Campos” (1933-1938), a legislação e alguns livros e manuais constantes na bibliografia desses programas. Esses documentos estão sendo analisados na perspectiva da História Cultural no intento de transformá-los em fontes, por meio de problematizações e relacionamentos entre eles. Ambos os Institutos foram de relevante importância na construção de novos paradigmas educacionais, inclusive em relação à formação matemática de futuros professores primários, entretanto, não ficaram isentos de embates entre o “novo” e o “velho”. Observaram-se diferenças e similitudes entre os Institutos em suas estruturas, bem como nos discursos, apropriações e representações dos responsáveis pela formação matemática dos normalistas.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Almeida, D. H. de, & Silva, M. C. L. da. (2022). Sessão 3: A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR PRIMÁRIO NOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (1932-1939) . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-19. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15091
Seção
Pôster